A seleção do Japão se apurou esta quinta-feira (31) para a fase final da Copa do Mundo 2018, prova que vai decorrer na Rússia. O seleção nipónica é a quarta apurada para a prova, a segunda da zona asiática, se juntando a Rússia, Brasil e Irã.

Foto: "KYODO"

Foto: “KYODO”

A seleção do Japão subiu ao gramado sabendo que uma vitória frente à Austrália permitiria assegurar desde já a classificação para a fase de grupos da Copa do Mundo que vai decorrer no rpóximo ano, na Austrália. No estádio Saitama, a equipa japonesa levou a melhor no clássico dos tempos modernos da zona AFC por dois a zero.

Líder do grupo B à entrada para esta 9ª rodada com 17 pontos, o time japonês abriu o placard aos 41 minutos, gol de Takuma Asano. O tento que definiria a partida surgiria a oito minutos do fim, autoria de Yosuke Ideguchi. Os comandados de Vahid Halilhodzic confirmaram a presença na fase de grupos da Copa do Mundo 2018, acompanhando a congénere do Irã, seleção que já se tinha classificado em junho mas a partir do grupo A.

Nos outros encontros da rodada, a seleção dos Emirados Árabes Unidos recebeu e surpreendeu a Arábia Saudita com uma vitória por dois a um, enquanto o Iraque triunfou no terreno da “lanterna” Tailândia pelo mesmo resultado.

Austrália e Arábia Saudita discutem segunda vaga

O segundo lugar deste grupo B de apuramento da zona AFC também dá acesso direto à fase final da Copa do Mundo 2018. Nesse momento, as seleções de Arábia Saudita e Austrália se encontram empatadas a 16 pontos, ocupando segundo e terceiro lugares, respetivamente. Embora os australianos tenham vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate diz respeito a golos e aí os sauditas têm uma vantagem de dois. Na derradeira rodada, a Austrália recebe a Tailândia e precisa fazer melhor que a congénere saudita que recebe o já classificado Japão. Os jogos que encerram esta etapa de apuramento AFC vão ser disputados na terça-feira.

O segundo terceiro posto do agrupamento dá acesso a um “play-off”.

Segue a briga no grupo A

No grupo A, o Irã tem a sua situação resolvida e o primeiro posto está garantido. A briga se mantém tanto pelo 2º como pelo 3º lugar. Os coreanos ocupam a 2ª posição com 14 pontos e na última rodada viajam até ao Uzbequistão, seleção que está no 4º posto com menos dois pontos. O duelo promete. A Síria, terceira com 12 pontos, vai até ao Irã.

Boas Apostas!