Histórico! A seleção da Islândia está apurada pela primeira vez na sua história para a fase final de uma Copa do Mundo. A vitória sobre o Kosovo (2-0), em Reykjavique, permitiu carimbar o passaporte para a prova que vai decorrer na Rússia.

Foto: "AFP"

Foto: “AFP”

A Islândia apaixonou a Europa do futebol durante a participação no Euro 2016, prova em que caiu nas quartas aos pés da anfitriã França. Para além da sensação causada dentro do gramado pelo exército azul, nas arquibancadas, o “viking clap” executado pelos seus torcedores foi uma das imagens de marca da competição. Por toda a simpatia acumulada graças à participação no Europeu da França, a presença da pequena Islândia na Copa do Mundo 2018, na Rússia, é por muitos saudada. Com pouco mais que 334 mil habitantes, a Islândia vai se tornar na nação mais pequena de sempre a estar representada em uma fase final da Copa do Mundo.

Vencedora do grupo I

Aquando do sorteio dessa fase de qualificação para a Copa do Mundo 2018, rapidamente se percebeu que o grupo I seria um dos mais equilibrados, em virtude da presença das seleções de Islândia, Croácia, Ucrânia e Turquia. A incerteza relativa à definição dos dois primeiros lugares durou até à última rodada e culminou com o apuramento direto da Islândia, vencedora do grupo com 22 pontos conquistados em dez jogos, bem como com o acesso da Croácia ao “play-off”.

Na derradeira rodada, dependendo apenas de si mesma para alcançar o apuramento direto, a seleção islandesa venceu na receção à frágil (e estreante em fases de qualificação) congénere do Kosovo por duas bolas a zero, gols de Gilfy Sigurdsson e Jó Gudmundsson, cumprindo seu objetivo. A jogar em casa, a seleção islandesa não perdeu um único ponto nessa etapa de qualificação, fator que fez a diferença em um grupo tão nivelado quanto esse.

Mais difícil se afigurava a missão da equipa croata, que acabou por conseguir cumpri-la com sucesso. No jogo do “tudo ou nada” no estádio Olímpico de Kiev, frente a uma seleção da Ucrânia que se encontrava em igualdade pontual á entrada para esta rodada, o time “vatreni” triunfou por dois a zero com um “bis” de Andrej Kramaric a garantiu seu lugar no “play-off” de acesso à Copa do Mundo 2018, esperando agora para conhecer a sua sorte.

No outro jogo da noite, disputado entre seleções que já não apresentavam aspirações quanto ao acesso à fase final, as seleções de Finlândia e Turquia empataram a duas bolas.

Boas Apostas!