A seleção do Irã garantiu sua vaga na fase de grupos da Copa do Mundo 2018. Depois da Rússia, classificada na condição de anfitirã, e do Brasil, a seleção asiática é a terceira a garantir que vai disputar o torneio de seleções mais imporante à escala mundial.

De cada vez que a seleção iraniana entra no campo, o estádio Azadi, em Teerã, vai à loucura. Na oitava rodada da segunda fase de grupos de qualificação na zona AFC não houve lugar a exceção e as arquibancadas estiveram lotadas para assistir à vitória da seleção local na receção ao Uzbequistão, por duas bolas a zero.

Histórico

Foto: " AFP PHOTO / ATTA KENARE"

Foto: ” AFP PHOTO / ATTA KENARE”

O Irã entrou em campo sabendo que uma vitória seria suficiente para garantir uma vaga na fase de grupos da Copa do Mundo 2018. A seleção asiática tinha em mãos a missão de fazer história e alcançar a fase final de uma Copa pela segunda vez consecutiva em sua história, algo único. O triunfo começou a se desenhar aos 23 minutos do primeiro tempo, altura em que o promissor Serdar Azmoun deu vantagem ao time da casa. Com diferença miníma do marcador, o Uzbequistão foi se mantendo na discussão do resultado, até que Mehdi Taremi encerrou as contas aos 43 do segundo tempo. O goleador iraniana nessa fase de apuramento da zona AFC carimbou em definitivo o passaporte da sua seleção para a competição que vai decorrer na Rússia. Esta vai ser a quinta participação iraniana em uma Copa do Mundo, depois de 1978, na Argentina; 1998, na França; 2006, na Alemanha; e 2014, no Brasil.

A duas rodadas do fim, o Irã guiado pelo português Carlos Queiroz foi a primeira nação da zona AFC a garantir presença na prova, beneficiando de uma campanha quase perfeita, com 20 pontos conquistados em oito jogos e nesta 2ª fase de apuramento e sem qualquer derrota.

Coreia do Sul pode garantir segundo lugar

Nesse grupo A de apuramento, duas seleções avançam diretamente para a fase de grupos, restando saber quem acompanha o Irã. Nesse momento, a República da Coreia está em ótima posição para conseguir esse objetivo. Os coreanos se deslocam ao Qatar nesta terça-feira e, em caso de vitória, ficarão com quatro pontos de vantagem sobre o Uzbequistão a duas rodadas do fim, praticamente garantindo o segundo lugar da chave. O Uzbequistão fica a torcer por uma “não vitória” coreana para permanecer na luta pelo segundo lugar, até porque vai os defrontar na última rodada. De qualquer modo, o terceiro posto do grupo A dará acesso a um “play-off” de qualificação.

Grupo B

No grupo B, a luta é bem acirrada. Neste momentos, todos os times levam oito jogos disputados e é o Japão quem lidera com 17 pontos, apenas mais um que a Arábia Saudita (2º) e a Austrália (3º), duas seleções que se defrontaram em Melbourne nesta rodada com vitória australiana por três a dois.

Boas Apostas!