O mercado não pára. A janela de transferências europeia está prestes a encerrar e são várias as negociações que se precipitam nestas últimas horas, algumas deles bem surpreendentes. Laporte deixou Bilbao para rumar a Manchester e o Athletic encontrou substituto na eterna rival, a Real Sociedad. Iñigo Martínez, um dos capitães do emblema de San Sebastián, é oficialmente reforço do Athletic Club.

Inigo MartinezAymeric Laporte foi oficialmente anunciado como reforço do Manchester City nessa terça-feira (30) e, poucas horas depois, lugar a novidade em San Mamés. O Athletic Club avançou para a contratação de Iñigo Martínez, um dos zagueiros mais bem cotados do futebol espanhol. Para assegurar a contratação do jogador, o Athletic bateu a multa rescisória estipulada em 32 milhões de euros – Laporte saiu para os “Citizens” a troco de 65 milhões de euros. A movimentação seria sempre muito badalada por si só, ou não se tratasse de uma troca entre emblemas rivais, mas assume ainda maior importância pelo fato de Iñigo Martínez se tratar nada mais nada menos que uma das “caras” da Real Sociedad: é formado no clube e, nos últimos anos, foi capitão do time de San Sebastián.

O anúncio da contratação do jogador foi feito ao início da tarde dessa terça-feira (30). O Athletic Club anunciou que o jogador assinou um acordo válido até 2023 e fica com uma multa estipulada em 80 milhões de euros. Do lado da Real Sociedad, o anúncio da mudança foi feito da seguinte forma: “O futebolista Iñigo Martínez rescindiu o contrato com a Real Sociedad, que terminava a 30 de junho de 2021. O jogador depositou o valor da multa rescisória na sede da Liga e pôs fim à ligação ao clube”.

Aos 26 anos, Iñigo Martínez já representou a seleção principal da Espanha em quatro ocasiões e enquanto profissional nunca conheceu outra camisa que não a da Real Sociedad. Produto da base do clube, realizou mais de 230 jogos com os “txuri-urdin” e foi totalista em praticamente todos os desafios que disputou nessa época com a camisa da Real.

Iñigo Martínez chega ao Athletic para auferir um dos ordenados mais altos do elenco bilbaíno. Segundo a imprensa espanhola, o zagueiro ganhará cerca de cinco milhões de euros por ano, significativamente mais do que aquilo que estava a acumular em San Sebastián. A estreia de Iñigo com a camisa do Athletic até poderá acontecer já no próximo domingo (4), dia em que o Athletic se desloca ao terreno do Girona para o campeonato espanhol. Uma desvantagem na contratação do jogador nesse momento é o fato de Iñigo Martínez não poder contribuir para o desempenho do Athletic na Liga Europa, uma vez que já atuou na prova ao serviço da Real Sociedad.

Boas Apostas!