Andrés Iniesta é um dos poucos jogadores de futebol da atualidade a chegar a uma marca histórica de 20 anos de clube, fato que era comum mais antigamente, hoje em dia se torna cada vez mais raro, devido a grande movimentação de negociações do futebol mundial.

Imagem divulgação oficial Barcelona FC.

Imagem divulgação oficial Barcelona FC.

O meia do Barcelona completou na sexta-feira (16) duas décadas de muitas histórias e conquistas em um dos maiores clubes do mundo, isto não é para qualquer um. O jogador divulgou fotos e declarações em suas redes sociais, entre umas das declarações Iniesta comentou: “20 anos do dia que em meu sonho começou a ser alcançado. Memórias intermináveis. Obrigado a todos que o fizeram possível”.

Com seus 65kg e 1,70 m de altura, o meia do time catalão de 32 anos, ainda é um dos principais jogadores do time. Na contagem dos 20 anos com a camisa azul e grená, conta-se também a sua passagem no time juvenil do Barcelona, onde chegou em 1996, com 12 anos, e após 4 anos, Iniesta precocemente chegou a equipe profissional, após se destacar entre os jovens da categoria de base. Uma curiosidade, é que Iniesta iniciou sua carreira no clube espanhol Albacete Balompié, onde jogou dos 10 aos 12 anos, antes de ir para a base de Barcelona. Andrés Iniesta é o atual proprietário deste clube que atua na segunda division da Espanha.

Inúmeras conquistas

Barcelona Campeão Mundial da FIFA em 2015.

Barcelona Campeão Mundial da FIFA em 2015.

Iniesta é um daqueles jogadores que tem inúmeros títulos e que faltam espaços em um texto para descrever tantas honrarias. Em sua longa carreira com a camisa do Barcelona e pela seleção da Espanha, Iniesta colecionou muitas taças, vamos tentar descrever as principais conquistas deste craque. Pelo Barcelona, o meia conquistou oito taças da La Liga (Campeonato Espanhol), quatro Copas do Rei, sete Supercopas da Espanha, quatro Ligas do Campeões, três Supercopas da UEFA e três Mundiais de Clubes da FIFA.

Atuando pela seleção da Espanha, seleção que defende desde o Sub-15, passando por todas as outras categorias, conquistou o Campeonato da Europa Sub-17 e o Campeonato da Europa Sub-19. Já pela seleção principal da Espanha, Iniesta ajudou a sua seleção nacional a conquistar o Campeonato da Europa de 2008 e 2012, além da Copa do Mundo de 2010 e a Copa das Confederações de 2013.  Quanto a prêmios individuais, Iniesta ganhou inúmeros deles, entre os principais estão as seguintes colocações no FIFA Ballon d’Or : 2º lugar em 2010 , 4º Lugar em 2011 e 3º Lugar em 2012. Além destes, Iniesta também foi eleito entre o Dream Team da Copa do Mundo FIFA de 2010 e o Homen do Jogo na grande final da Copa do Mundo FIFA de 2010.

Como descrever Iniesta

Iniesta atuando pela seleção da Espanha.

Iniesta atuando pela seleção da Espanha.

Iniesta começou sua carreira no futebol nas categorias de base do clube espanhol Albacete Balompié como um meia defensivo , porém o seu equilíbrio, controle de bola, agilidade e habilidade com a bola o levaram a se tornar um dos melhores meia-atacantes de todos os tempos tanto do Barcelona quanto da Europa e do mundo. Iniesta foi achado ainda muito novo por olheiros do Barcelona, o jovem teve grande versatilidade, ética de trabalho e criatividade para conquistar um lugar na equipe principal do Barcelona com a idade de apenas 16 anos. Os técnicos Louis van Gaal e Rijkaard usaram Iniesta em diversas oportunidades quando a ausência de Juan Román Riquelme e Ronaldinho ocorriam. Iniesta fez muito sucesso no meio-campo ao lado ou no lugar de Xavi, que formou dupla por diversas temporadas. Criativo, cheio de intuição e habilidade para controlar o meio-campo e ditar o fluxo e refluxo de jogo, Iniesta é idolatrado por muitos torcedores e profissionais do mundo do futebol. Ninguém melhor para descrever este espetacular jogador, do que grandes nomes do futebol mundial que viram ou trabalharam com Iniesta.

Vicente del Bosque: “Um jogador de futebol completo que pode atacar e defender, ele cria e faz gol.”.

Frank Rijkaard: “Eu o coloquei como um falso 9 , meio campo , meia atacante e como atacante e ele foi sempre excelente. ”

FIFA.com: “É nesta posição que o seu estilo direto e pés rápidos pode ser usado para todos os seus efeitos, com a bola parecendo coladas aos seus dedos do pé como ele corre avançando o campo. Iniesta é um jogador conhecido por seus passes, dribles , visão de jogo e movimentação. ”

Juan Román Riquelme: “Ele (Iniesta) sabe exatamente quando ir para a frente e quando voltar, ele escolhe o momento certo para fazer tudo. Quando tem de driblar, quando precisa acelerar o jogo e quando precisa retardar o jogo. Eu acho que essa é a única coisa que não pode ser ensinada ou comprada, você pode aprender a chutar e como controlar a bola, mas estar ciente de tudo o que está acontecendo em campo, é algo que você tem que nascer com isso.”

Giovanni van Bronckhorst: “Eles têm uma relação especial, eles sempre têm, eles parecem saber sempre onde o outro está.” Em relação a dupla Xavi e Iniesta.

Boas Apostas!