Há algumas semanas, foi divulgado o encerramento da parceria entre a FIFA e a France Football quando a organização do principal prêmio do futebol mundial, a Bola de Ouro, que entre 2010 e 2015 foi organizada pelas duas organizações.

Neymar é o único brasileiro entre os indicados.

Neymar é o único brasileiro entre os indicados.

Porém, mesmo com o fim da parceria, a premiação continuará acontecendo. Na última segunda-feira (24) a revista France Football anunciou os 30 jogadores indicados ao principal prêmio individual do futebol mundial, o Ballon D’Or ou Bola de Ouro. O anúncio foi feito ao poucos, com a revista francesa divulgando cinco nomes a cada duas horas, totalizando seis “pacotões” de indicados. Segundo informou a própria France na sua conta oficial de uma rede social, a premiação acontecerá ainda este ano, no dia 13 de dezembro, mas não confirmou o local da festa e da entrega do prêmio dado ao melhor jogador da temporada.

Essa será a primeira entrega da Bola de Ouro realizada depois do rompimento entre a France Football e a FIFA, entidade máxima do futebol mundial. Justamente por conta dessa separação, a eleição do vencedor da Bola de Ouro será feita apenas entre jornalistas do mundo todo, e não mais contará com os treinadores e capitães das seleções, como aconteceu entre 2010 e 2015. Vale lembrar que entre esses trinta finalistas iniciais, serão escolhidos alguns dias antes da data de entrega o Prêmio de Ouro, os três jogadores que disputarão a ‘final’ da Bola de Ouro.

Os 30 indicados

Cristiano Ronaldo está entre os indicados.

Cristiano Ronaldo está entre os indicados.

A seguir, confira a lista dos trinta jogadores indicados a receber o prêmio Ballon D’Or, ou Bola de Ouro, devido ao bom desempenho na última temporada, 2015/16. A lista está dividida entre os clubes, tendo o Real Madrid como a equipe com mais indicados, são seis jogadores da equipe espanhol, seguido pelo Barcelona e Bayern de Munique, ambos com quatro. Confira:

Real Madrid: Cristiano Ronaldo (POR), Gareth Bale (WLA), Luka Modric (CRO), Pepe (POR), Sérgio Ramos (ESP), Toni Kroos (ALE);

Barcelona: Andrés Iniesta (ESP), Lionel Messi (ARG), Luis Suárez (URU), Neymar (BRA);

Bayern de Munique: Manuel Neuer (ALE), Robert Lewandowski (POL), Thomas Muller (ALE), Arturo Vidal (CHI);

Atlético de Madrid: Antoine Griezmann (FRA), Diego Godin (URU), Koke (ESP);

Juventus: Gianluigi Buffon (ITA), Gonzalo Higuaín (ARG), Paulo Dybala (ARG);

Leicester City: Riyad Mahrez (ALG), Jamie Vardy (ING);

Manchester City: Kevin De Bruyne (BEL), Sergio Aguero (ARG);

Manchester United: Paul Pogba (FRA), Zlatan Ibrahimovic (SUE);

Borussia Dortmund: Pierre Emery Aubameyang (FRA);

Sporting: Rui Patrício (POR);

Tottenham: Hugo Lloris (FRA);

West Ham: Dimitri Payet (FRA);

Favoritos ao prêmio

Lionel Messi com a Bola de Ouro.

Lionel Messi com a Bola de Ouro.

Entre os principais favoritos para serem os vencedor do prêmio da Bola de Ouro deste ano está, claro, o argentino Lionel Messi, que defende o Barcelona e é o atual vencedor do prêmio. O argentino já conquistou a Bola de Ouro em 2009, quando apenas a France Football organizava a premiação, e venceu também outras quatro vezes, quando a revista e a FIFA organizavam juntas o prêmio de melhor do mundo. Na última temporada, o craque do Barcelona conquistou três títulos, consagrando-se campeão do Campeonato Espanhol, da Copa del Rey e da Supercopa da Espanha, além de ter sido o vice-artilheiro do Barcelona no Campeonato Espanhol com vinte e seis gols marcados e dezesseis assistências. Outro favorito ao prêmio de melhor do mundo é o companheiro de Messi, o uruguaio Luis Suárez, que conquistou os títulos ao lado Lionel Messi e Neymar, único brasileiro na lista de indicados para a Bola de Ouro, e ainda terminou o Campeonato Espanhol como artilheiro, mancando quarenta gols durante a competição.

Outro grande favorito é o português Cristiano Ronaldo. Mesmo conquistando apenas dois títulos na última temporada, ambos considerados importantes, conquistando a Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a Eurocopa por Portugal, seu primeiro título pela seleção. Entre as surpresas da lista de indicados está a presença de dois jogadores do atual campeão inglês, o Leicester City, que está representado pelo meio-campista Riyad Mahrez, um dos destaques da campanha campeã do Leicester marcando dezessete gols e dando onze assistências, e pelo atacante Jamie Vardy, vice-artilheiro do Campeonato Inglês 2015/16 com vinte e quatro gols marcados.

Boas Apostas!