Nesta quarta feira, o Paris Saint-Germain conseguiu a classificação para as quartas de final da Champions League. O clube francês mostra amadurecimento na competição, e deixa claro que é dono de um elenco de qualidade, capaz de apresentar um excelente futebol. Vale destacar que a classificação aconteceu diante do Chelsea, o qual é uma das principais equipes do mundo. Ibrahimovic é um dos mais experientes e talentosos jogadores do elenco, além de colecionar vários títulos por onde passou, mas ainda lhe falta a tão sonhada Champions League. Assim vamos detalhar a caminhada deste grande craque dentro desta competição, mostrando sua trajetória e sua incessante busca por este título.

Início na Champions League

O jovem Ibrahimovic atuando pelo Ajax

O jovem Ibrahimovic atuando pelo Ajax

Zlatan Ibrahimovic iniciou sua carreira no Malmo da Suécia e seu potencial atraiu os olhares dos holandeses, sendo então contratado pelo Ajax. Depois de algumas temporadas na equipe, enfim conquistaram a classificação para a Champions da temporada 2002/03. O Ajax fez parte do grupo D, junto com a inter de Milão, Lyon e Rosenborg. Para alegria da torcida a equipe ficou na segunda posição, avançando para a próxima fase. Ibrahimovic foi fundamental para esta classificação, fazendo os dois gols no duelo contra o Lyon, e também o único gol no empate diante do Rosenborg, além de fazer boas atuações nas outras partidas da primeira fase. Apesar disto, o sonho acabou quando enfrentou o Milan na segunda fase, com o empate em casa por 0X0 e a derrota fora de casa por 3X2. Na temporada seguinte, o Ajax novamente se classificou, mas desta vez ficou na última posição do grupo H, atrás de Milan, Celta de Vigo e Club Brugge. Apesar de tudo isto, era nítido que Ibrahimovic estava acima do nível dos seus companheiros, e assim chamou atenção do futebol Italiano, sendo contratado pela grande Juventus.

Jogando a Champions em grandes clubes

Ibrahimovic e Del Piero comemorando mais um gol

Ibrahimovic e Del Piero comemorando mais um gol

Aqui se iniciava uma nova fase na carreira de Zlatan Ibrahimovic, o qual sempre mostrou qualidade acima da média, mas ao mesmo tempo tinha consciência de que conquistar uma Champions com o Ajax seria difícil. Então enfim estava em um clube gigante, onde tudo parecia mais fácil e lhe trazia boas esperanças. Porém em sua primeira temporada (2004/05) encontrou companheiros como Alessandro Del Piero e Trezeguet, os quais foram titulares em vários jogos e lhe deixaram no banco de reservas. Mesmo naquelas partidas que Ibrahimovic jogou, ainda assim não conseguiu mostrar todo seu potencial. Porém vale lembrar que Zlatan foi essencial na conquista do bi campeonato italiano, onde foi o artilheiro da equipe e recebendo até propostas do Real Madrid. Encontrou seu espaço entre os titulares após a lesão de Trezeguet, e conseguiu de fato mostrar seu bom futebol. Porém sua primeira temporada pela Juventus na Champions League foi totalmente apagada. Na temporada 2005/06 Zlatan já tinha provado seu valor, e teve várias oportunidades como titular, marcando gols importantes na primeira fase, colaborando para a Juventus avançar para as oitavas de final, onde superou o Werder Bremen. Apesar disto, foi desclassificado na fase seguinte, perdendo para o Arsenal.

Então o atacante se transferiu para a Inter de Milão na temporada 2006/07, onde o clube foi eliminado nas oitavas de final no duelo contra o Valência, e Ibrahimovic não fez nenhum gol, mesmo jogando sete das oito partidas como titular. A temporada seguinte não poderia ser pior, se comparada a 2006/07, e então em 2007/08 Ibrahimovic fez cinco gols nos seis jogos da primeira fase, trazendo grandes esperanças ao time italiano, que enfim viu seu atacante desencantar na competição. Porém nas oitavas de final enfrentou o Liverpool e sofreu a desclassificação. Na temporada 2008/09 Ibrahimovic novamente não foi muito produtivo, marcando apenas um gol em oito jogos, vendo Adriano Imperador ter um maior rendimento na competição.

Ibrahimovic se despede do futebol italiano e se transfere para o Barcelona

Desta vez Ibrahimovic buscava a Champions pelo Barcelona

Desta vez Ibrahimovic buscava a Champions pelo Barcelona

Em 2009/10 o Barcelona já tinha Messi como destaque, o qual ganharia sua primeira bola de ouro. Jogadores como Xavi e Iniesta poderiam ajudar Ibrahimovic a alcançar este importante título. Por coincidência seu ex clube (Inter de Milão) estava no mesmo grupo F, junto com Rubin Kazan e Dynamo Kyiv. Nos seis jogos da primeira fase, Ibrahimovic fez apenas um gol, na derrota em casa diante do Rubin Kazan. Nas oitavas de final enfrentou o Stuttgart, marcando um gol no empate fora de casa por 1X1, e vendo Messi comandar o show na goleada por 4X0 no Camp Nou. Nas quartas de final, enfrentou o Arsenal, onde enfim fez seu melhor jogo em toda sua história na Champions League, onde fora de casa marcou os dois gols do empate por 2X2. O atacante iniciou o segundo tempo cheio de disposição, marcando aos 46 e aos 59, sendo o grande destaque da partida. Então os ingleses chegaram ao Camp Nou precisando se abrir para alcançar a vitória, o que fez então Messi dar um show e marcar quatro gols no triunfo por 4X1. Tudo parecia um sonho, e enfim Zlatan chegava a sua primeira semifinal de Champions League, onde enfrentou seu ex clube, a Inter de Milão, onde não fez nenhum gol e foi eliminado. Além disto, viu seu ex clube conquistar a Champions League, com um ataque comandado por Diego Milito e Samuel Eto’o.

O seu estilo de jogo não combinou com o Barcelona, já que Zlatan é grande e um centro avante que não estava no mesmo ritmo dos pequeninos e velozes Messi e companhia. Então se transferiu para o Milan na temporada 2010/11, sendo bastante importante na classificação da equipe para a segunda fase, marcando gols decisivos em ambas as vitórias contra o Auxerre, e no empate diante do Ajax. Porém de forma inesperada o Milan foi eliminado pelo Tottenham nas oitavas de final. Curiosamente mais uma vez Ibrahimovic viu seu ex clube vencer a competição, com o Barcelona superando o Manchester United por 3X1 na grande final. Novamente Zlatan saia de um clube e no ano seguinte assistia este mesmo clube ser campeão, assim como também aconteceu na Inter de Milão.

Na temporada seguinte (2011/12), o atacante marcou quatro gols nas seis partidas da primeira fase, além de um importante gol nas oitavas de final diante do Arsenal. Porém nas quartas de final enfrentou seu ex clube, o Barcelona, vendo Messi mais uma vez brilhar e então eliminar o Milan.

Então sua passagem pelo futebol Italiano e espanhol chegou ao fim.  Com certeza as suas temporadas mais gloriosas foram no futebol Italiano, deixando saudades na Inter de Milão, Juventus e Milan. Mas era chegada a hora de Ibrahimovic se transferir para o PSG, iniciando um novo ciclo em sua carreira, onde iria comandar a equipe!

Acesse o link abaixo e acompanhe a caminhada de Zlatan Ibrahimovic em sua tentativa de conquistar a Champions League.

Ibrahimovic em Paris – A busca continua

Boas Apostas!