O homem forte do Bayern de Munique está de volta, Uli Hoeness que foi jogador do Bayern de Munique e da seleção alemã campeã mundial de 1974, comandou o clube bavário de 2009, quando sucedeu Franz Beckenbauer até 13 de março de 2014, quando renunciou seu cargo após ser condenado por sonegação fiscal. Conhecido como “Rei da Salsicha”, ele também é co-fundador de uma fábrica de salsichas em Nuremberg, tida como uma das melhores da Alemanha. Apesar de um sucesso grandioso a frente do Bayern de Munique, Uli Hoeness foi ganancioso e cometeu o crime de sonegar cerca de 27,2 milhões de euros (quase R$ 90 milhões) mantendo duas contas no Banco Vontobel na Suíça sem declarar à Receita Federal alemã.

Uli Hoeness foi réu confesso e pediu para seus advogados que não recorressem da decisão da Corte de Munique, renunciando a presidência do clube e preferindo cumprir prisão para pagar tudo o que devia. Hoeness cumpriu cerca de 21 meses (quase dois anos) de prisão e após ser liberado pela justiça, voltou a concorrer à presidência do Bayern de Munique, em sua volta antes da eleição declarou em público: “Cometi uma negligência grave, é indiscutível. Por isso, respeito cada pessoa que esta noite não votar em mim devido a esta falha. Fiz tudo para reparar a minha culpa. Paguei a minha divida ao fisco até ao último centavo”, comentou. “E agora estou aqui. Peço-vos uma segunda oportunidade e prometo que vou fazer de tudo para corresponder às vossas expectativas”, disse Hoeness.

Em eleição na principal reunião anual dos Bávaros, contando com mais de 6.000 votantes, entre sócios, torcedores e dirigentes do clube, Hoeness teve a maioria esmagadora dos votos pedindo sua volta ao comando do clube. A maioria foi tão grande que só se contabilizaram 108 votos contra a volta do ex-presidente. A volta de Hoeness terá a coordenação e acompanhamento de Karl-Heinz Rummenigge, que ocupa o cargo de diretor executivo, o órgão executivo do clube, ambos são responsáveis por grandes conquistas do clube de Munique.

Uli Hoeness e o Bayern de Munique

Uli Hoeness sendo ovacionado pela torcida em sua volta.

Uli Hoeness sendo ovacionado pela torcida em sua volta.

O ‘novo velho’ presidente é um homem conhecido pelos torcedores do Bayern de Munique, Hoeness é um ex-jogador do time Bávaro, atuou como atacante entre os anos 1970 e 1978, época em que conquistou três Liga dos Campeões da UEFA (1973/74, 1974/75 e 1975/76), uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA (1976) que era chamada Copa Intercontinental na época, três Campeonatos Alemães (1971/72, 1972–73 e 1973/74) e uma Copa da Alemanha (1970/71). Reconhecido por grandes feitos pelos Bavários o presidente é adorado pela torcida e visto como um ídolo da história do clube. Mesmo em um determinado momento no fim da carreira de jogador, tendo ido jogar no Fotball Club Nuremberg, voltou para encerrar a carreira no Bayern de Munique.

Durante sua passagem como dirigente do clube de 2009 a 2014, quando substituiu o lendário Franz Beckenbauer, o clube conquistou diversos títulos, entre eles duas Bundesligas (Campeonato Alemão) (2009/2010 e 2012/2013), duas Supertaças germânicas (2010/2011 e 2012/2013), além da presença na final da Liga dos Campeões da UEFA (2011/2012), a qual o Bayern de Munique perdeu em casa para o Chelsea FC nas penalidades, porém acabaria conquistando a taça em 2012/2013. Hoeness tem sido um inovador dentro da Bundesliga, principalmente no ramo televisivo, sendo nomeado o “Executivo do Ano” por várias vezes, um tipo de “Hall da Fama” do esporte da Alemanha. Agora, depois de cumprir quase três anos de prisão e não dever mais nada para a justiça, ele está de volta no comando do maior clube de futebol da Alemanha, o Bayer de Munique.

Boas Apostas!