O Guangzhou Evergrande de Luiz Felipe Scolari está a um pequeno passo de prolongar sua hegemonia no futebol chinês. O time que também conta com os brasileiros Ricardo Goulart, Alan e Muriqui poderá celebrar a conquista do sétimo campeonato consecutivo já na próxima rodada.

Foto: "Reprodução/Guangzhou"

Foto: “Reprodução/Guangzhou”

Jornada perfeita para o Guangzhou Evergrande. Na sexta-feira, o time de Felipão recebeu e venceu o Yanbian no estádio Tianhe por quatro a três, isso em uma partida na qual passou para a frente do marcador (1-2), viu o adversário dar a volta ao resultado (1-2) e ainda foi a tempo de conquistar três preciosos pontos. Ricardo Goulart foi titular e totalista, enquanto Alan também iniciou a partida mas deu lugar a Muriqui aos 25 do segundo tempo, jogador que viria a fazer o quarto gol do Guangzhou. Consumada a conquista dos três pontos, o Guangzhou colocou pressão no Shanghai SIPG dos brasileiros Elkeson, Oscar e Hulk que só entrou em campo na manhã desse sábado. Na ida ao Complexo Desportivo Olímpico de Shenyang, o time orientado pelo português André Villas-Boas empatou a três com o “lanterna vermelha” Liaoning Hongyun, hipotecando suas chances de conquistar o título. Oscar foi titular e cumpriu todo o tempo de jogo, tal como Elkeson, jogador que fez um dos três gols do time forasteiro. Ao deixar dois pontos em Shenyang, o Shanghai SIPG ficou a seis do líder Guangzhou Evergande, isso quando restam apenas nove pontos para disputar. Na próxima rodada, caso o Guangzhou Evergrande vença na receção ao Guizhou Zhicheng e o Shanghai SIPG perca pontos diante do Guangzhou R&F, os homens de “Felipão” poderão celebrar a conquista de mais um título da China.

No terceiro lugar da tabela do campeonato chinês, em posição de acesso ao “play-off” da Liga dos Campeões da Ásia da próxima temporada segue o Hebei China Fortune, emblema que conta com o brasileiro Aloísio e com o argentino Lavezzi, jogadores que fizeram gols na vitória deste sábado por três a dois frente ao Jiansgu Suning de Ramires e Alex Teixeira.

A goleada antes da pausa

Antes da paragem para compromissos de seleções nacionais, o Shanghai SIPG tinha aplicado uma goleada de quatro a uma na casa do Guangzhou Evergande em encontro relativo às semis da Copa da China. O Guangzhou acabou por seguir em frente por um resultado agregado de seis a dois – tinha vencido o primeiro jogo, em casa, por dois a um -, marcando encontro com o Shanghai Shenhua na decisão da prova. Para além de ter a possibilidade de conquistar a Copa local, o Shanghai SIPG segue com ambições na Liga dos Campeões asiática, se encontrando a disputar as semis com os japoneses do Urawa Reds, time frente ao qual empatou a um gol no jogo de ida. Antes disso, nas semis, também se tinha superiorizado ao Guangzhou Evergrande.

Boas Apostas!