O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, considerado um dos maiores do sul do Brasil, o Grêmio é o segundo maior detentor de títulos do Campeonato Gaúcho com 36 conquistas, somente atrás de seu maior rival, o Internacional que tem 45 conquistas. O Grêmio já conquistou duas taças do Campeonato Brasileiro (1981 e 1996), é o maior detentor de conquistas da Copa do Brasil com cinco taças (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), além de duas Copa Libertadores da América (1983 e 1995) e um mundial (Copa Intercontinental de 1983). O Grêmio tem como casa a Arena Grêmio, tem capacidade para 55.538 torcedores.

O Grêmio conquistou a vaga para a fase de grupos da Libertadores da América de 2017, após ser campeão da Copa do Brasil de 2016 sobre o Atlético Mineiro, vencendo o primeiro jogo em Belo Horizonte por 1×3 e empatando o segundo jogo em casa por 1×1.  O Grêmio fará sua 16ª participação em Libertadores, tendo um histórico na competição de dois títulos, duas vezes vice-campeão, três semifinais, três vezes eliminado nas quartas de finais, três vezes eliminado nas oitavas de finais e duas vezes eliminado na primeira fase. Agora em 2017, o Grêmio terá a chance de novamente participar do maior torneio entre clubes da América. O técnico Renato Gaúcho que conquistou a Copa do Brasil comandando o Grêmio, estará a frente do time na Copa Libertadores e além de importantes peças que tem em seu elenco, já pode contar com as seguintes contratações, o lateral-direito Léo Moura de 38 anos que atuou pelo Santa Cruz em 2016, o volante Michel Ferreira dos Santos de 26 anos que atuou pelo campeão da Série B de 2016 Atlético Goianiense e a diretoria do clube ainda quer a contratação de um grande atacante, por enquanto o Grêmio está tentando contratar o atacante colombiano Ángelo Rodríguez de 27 anos, que defende o Tolima.

Grupo 8 da Libertadores de 2017

Escudos dos times do Grupo 8 da Libertadores de 2017.

Clubes do Grupo 8 da Libertadores de 2017.

Em sorteio realizado no final de dezembro em Assunção, no Paraguai, a Conmebol sorteou os duelos das primeiras fases e os grupos da competição. Após o sorteio o Grêmio que foi o cabeça de chave e a principal força do grupo, terá como adversários no Grupo 8 os seguintes times: o Deportes Iquique do Chile, o Guarani do Paraguai e o Zamora da Venezuela. Com certeza o Grêmio é o favorito do grupo, é a equipe mais tradicional e que tem um melhor histórico na competição. O Deportes Iquique é uma equipe emergente no Chile, o Guarani do Paraguai é mais conhecido entre os três adversários e o Zamora vem em um bom momento sendo considerado um dos melhores times na Venezuela, mesmo assim, são equipes sem tradição na competição.

Quanto a possíveis facilidades do grupo, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan comentou a um site esportivo: “Não tem teoricamente um adversário mais fácil. Quando acontecem as zebras, os crimes nos futebol? São nessas situações. Não vejo nada de vantagem, mas fatores de dificuldade. São times que sabem que são zebras e vão entrar com muito mais vontade de vencer.” Apesar das facilidades, o Grêmio enfrentará grandes distâncias, principalmente na viagem para a Venezuela no jogo contra o Zamora.

As datas dos jogos do Grêmio na fase de grupos da Libertadores de 2017 serão:

9/3 – 19h30 – Zamora x Grêmio

11/4 – 21h45 – Grêmio x D. Iquique

20/4 – 21h45 – Guaraní x Grêmio

27/4 – 21h45 – Grêmio x Guaraní

3/5 – 19h30 – D. Iquique x Grêmio

25/5 – 21h45 – Grêmio x Zamora

Raio-X dos adversários

1623O Club Guaraní é um time de Assunção, capital do Paraguai, é o atual campeão paraguaio, o time é comandado pelo técnico Daniel Garnero e tem como principal destaque no elenco o meia-atacante Néstor Camacho, de 29 anos, artilheiro da equipe com 18 gols em 43 jogos em 2016. A casa do Guaraní é o Estádio Rogelio Livieres, com capacidade para 8 mil pessoas. Uma equipe com vários jogadores experientes, alguns exemplos são o atacante uruguaio Rodrigo López de 38 anos, campeão com o Olimpia em 2002 e o zagueiro Júlio Cáceres de 36 anos. O Guaraní foi algoz do Corinthians em 2015 nas oitavas de final com duas vitórias, uma de 1×0 e outra de 2×0. Em 1997, o Guaraní enfrentou o Grêmio nas oitavas de final, porém acabou eliminado após dois resultados de 2×1, um contra e outro a favor, a disputa das vagas foi para os pênaltis, onde o Grêmio passaria para as quartas de final.

Zamora_FC_de_VenezuelaO Zamora Fútbol Club é um time de Barinas, cidade localizada a 500 km de Caracas, o time conquistou três títulos do Campeonato Venezuelano dos últimos cinco disputados, por isso é considerado uma das principais forças do futebol venezuelano. Por curiosidade, o time é administrado por Adelis Chávez, irmão do presidente Hugo Chávez. Seu estádio é o Agustín Tovar, com capacidade para 28 mil pessoas. O time tem sido grande protagonista na Venezuela e conseguiu manter a base de 2016 para a disputa da Libertadores de 2017, tem jogadores interessantes e tem muita intensidade no seu modo de jogar. O time conseguiu fazer uma importante contratação, o atacante peruano Reimond Manco, ex-Alianza Lima. O técnico do tiem é Francesco Stifano, que já tem duas conquistas nacionais no currículo e renovou recentemente com o clube até 2018.

IquiqueO Club Deportes Iquique é um time da cidade de Iquique no Chile, sua casa é o Estádio Tierra de Campeones, com capacidade para 12 mil torcedores. O time vem tendo grande destaque no cenário nacional, encerrou o último Campeonato Chileno em segundo lugar, somente atrás do campeão Universidad Católica. O técnico do time é Jaime Vera, ex-jogador da seleção chilena. Os destaques do time chileno são os meias argentinos Luis Bustamante e Diego Torres, além dos experientes volante uruguaio Mathías Riquero de 34 anos, o camisa 10 Manuel Vilalobos de 36 anos e o jovem atacante de 24 anos Álvaro Ramos, baixinho, driblador e que tem faro de gol.

Boas Apostas!