As cidades de Granada e Pamplona tornam a constar no roteiro da elite espanhola em 2019/20. A uma rodada do fim, os dois lugares que dão acesso direto à próxima edição da La Liga já estão atribuídos, restando saber quem vai ocupar a terceira vaga após a conclusão do “play-off”.

Foto: "Gallo Images"

Foto: “Gallo Images”

O Osasuna já tinha feito a festa da promoção há duas jornadas atrás. Após o empate sem gols no terreno do Cadiz, o conjunto de Pamplona viu sua promoção confirmada “no sofá”, assistindo à vitória do Granada por um a zero frente ao Albacete.

Esta terça-feira (4), foram mesmo os “Nazaríes” a “soltar os fogos”. Na ida até Palma de Mallorca para defrontar o time local, o Granada precisava apenas de um empate para assegurar o segundo lugar da tabela e consequente acesso direto. O nulo favorecia o time orientado por Diego Martínez até aos 24 minutos do segundo tempo, altura em que Salva Sevilla deu vantagem aos donos da casa. À mesma hora, o Málaga ia vencendo no reduto do Albacete e caso o cenário se mantivesse até final dos dois desafios, a decisão ficaria adiada para a derradeira rodada. Já nos instantes finais do desafio, Fede San Emeterio apontou o gol da igualdade e permitiu que a festa se soltasse de imediato, tanto na ilha de Palma de Mallorca quanto na cidade de Granada, no sul da Espanha.

Contas feitas, há um dado curioso a registar: no final da época 2016/17, Osasuna e Granada caíram para o segundo escalão juntos, nas penúltima e última posições (respetivamente) e retornam ambos à divisão máxima no mesmo ano. Resta apurar o terceiro emblema promovido à La Liga para ocupar a última das vagas deixadas por Girona, Huesca e Rayo Vallecano, trio despromovido.

As contas do acesso ao “play-off”

  • A 42ª e última rodada da La Liga 1|2|3 vai ser disputada no próximo final de semana. Málaga, Albacete e Mallorca já têm os respetivos acessos ao “play-off” assegurado, restando definir posições finais e quem vai ser o quarto integrante desse “play-off”.
  • Para assegurar o terceiro lugar e chegar no “play-off” na condição de time melhor posicionado, o Málaga (71 pontos) só precisa de se superiorizar ao Elche, dado que possui vantagem no desempate com o Albacete.
  • O Albacete, no quarto posto em igualdade pontual com o Málaga, se desloca a Almería e precisa fazer melhor que o Málaga para subir na tabela. O time tem uma certeza: não vai ficar abaixo do quatro lugar, dado que tem vantagem no confronto com o Mallorca (68).
  • O Mallorca, no quinto lugar com 68 pontos, também tem o “play-off” assegurado, mas pode terminar um posto abaixo. O Deportivo tem menos três pontos e, em termos de critérios de desempate, se verifica igualdade tanto nos confrontos diretos (1-0, 0-1) quanto no saldo de gols. Para manter a posição, o Mallorca que se desloca ao terreno do Extremadura UD precisa fazer igual ou melhor que o Deportivo na receção ao já rebaixado Córdoba.
  • O Cádiz leva 64 pontos e está a um do Deportivo e dos lugares de “play-off”, mas suas chances são reduzidas. O time que vai viajar até o reduto do Sporting Gijón precisa fazer melhor que o histórico Depor que se prepara para enfrentar o Córdoba, time que caiu para o terceiro escalão.
  • Por fim, a Real Oviedo. A situação é idêntica à do Cádiz. Dois pontos abaixo do Depor e um abaixo do Cádiz, precisaria de vencer em Pamplona e esperar que seus adversários vacilassem.

No fundo da tabela, tudo se encontra sentenciado. Rayo Majadahonda, Nástic e Córdoba vão disputar o terceiro escalão do futebol espanhol na próxima época esportiva.

Boas apostas!