Enquanto a bola estiver rolando nos gramados brasileiros pela edição 46 da Copa América, mais a norte, se disputará a Gold Cup 2019. Nesse ano, a prova que reúne as melhores seleções da América do Norte e Central vai ser organizada conjuntamente por Estados Unidos da América e Costa Rica. Além disso, dois jogos do grupo B vão ser disputados em Kingston, na Jamaica.

Gold CupTradicionalmente dominada por Estados Unidos e México, a Gold Cup está atualmente na posse dos estadounidenses que em 2017 venceram a Jamaica na decisão da prova, por dois a um. Os mexicanos ambicionam repetir os êxitos de 1993, 1996, 1998, 2003, 2009, 2011 e 2015 para se cimentarem como maiores campeões da CONCACAF, estatuto que atualmente possuem com mais um troféu conquistado que o rival estadounidense.

A Gold Cup 2019 vai ser disputada por 16 times divididos em quatro grupos de quatro, em uma edição alargada da prova que anteriormente era jogada apenas por 12 times. O alargamento viabiliza o surgimento de seleções “menores” como Guiana ou Bermuda.

A equipe estadounidense vai disputar sua primeira fase final sob as ordens de Gregg Berhalter, isso depois de ter falhado o acesso à fase final da Copa do Mundo da Rússia. A participação nessa Gold Cup é encarada como o primeiro passo rumo à presença na Copa do Mundo de 2022 no Qatar, esperam os responsáveis da Federação daquele país. Para chegar no “mata-mata”, os Estados Unidos vão ter que passar por Trindade e Tobago, Panamá e Guiana. Os panamianos serão o principal rival nessa primeira fase, mas isso não mexe com o estatuto de total favoritismo estadounidense no que concerne à vitória no agrupamento.

Já a seleção do México, apostada em destronar a congénere americana, integra o grupo A junto de uma outra nação que já venceu a Gold Cup: falamos do Canadá. Para lá dos canadenses, integram o grupo A as seleções de Martinica e Cuba. Os apontamentos pós-Copa 2018 aumentam as expetativas para a participação azteca na competição, agora sob a batuta do argentino Tata Martino.

A Jamaica, finalista da última edição, está no grupo C junto com El Salvador, Honduras e Curaçao. O grupo B é partilhado por Costa Rica, seleção presente na Copa do Mundo  2019, Nicarágua, Haiti e Bermuda.

O arranque da competição está previsto para 15 de junho, dia em que vão ser disputados dois desafios. O Canadá vai enfrentar Martinica a partir das 20h30* e o México mede forças com Cuba às 23h00.

Boas apostas!