Depois de uma grande campanha sendo vice-campeão na Copa Libertadores da América 2016, os atletas do clube equatoriano Independiente del Valle foram sondados por diversos clubes, entre estes clubes estava o Fluminense, que conseguiu vencer a concorrência e contratar dois grandes nomes, os meias equatorianos Jefferson Orejuela de 23 anos e Junior Sornoza de 22 anos, ambos vice-campeões da Libertadores 2016 junto com o Independiente del Valle.

Jefferson Orejuela (Esq.) e Junior Sornoza.

Jefferson Orejuela (Esq.) e Junior Sornoza.

Os dois jogadores só chegarão ao Fluminense em janeiro de 2017, devido a ida do time a final da Libertadores e o consequente fechamento da janela interancional. O jogador Jefferson Orejuela virá com contrato de quatro anos e Junior Sornoza com um contrato de três anos. O Fluminense deverá adquirir os direitos dos dois jogadores de forma parcelada. Ambos os jogadores tem passagens pela seleção equatoriana, Orejuela chegou a ser convocado para o jogo entre Equador e Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, porém ficou no banco de reservas.

O Fluminense sofreu no início da temporada com a briga de seu ídolo atacante Fred com o técnico Levir Culpi, o que acabou culminando com a saída do atacante que foi para o Atlético Mineiro. Com isso, o time perdeu a referência no setor ofensivo e procurou a recomposição tanto no setor ofensivo quanto em outros setores, alguns jogadores saíram e outros chegaram, enquanto isso o técnico Levir Culpi vem tentando manter o nível do Fluminense nas competições que vem disputando, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, onde o clube disputa as oitavas de final com o Corinthians, o primeiro jogo terminou empatado em 1×1 e agora terá que disputar o segundo confronto na casa do Corinthians no próximo dia 21 para decidir que fica com a vaga nas quartas de final.

Independiente del Valle

Escudo do Independiente del Valle.

Escudo do Independiente del Valle.

O vice-campeão da Copa Libertadores da América 2016, Independiente del Valle, é um clube fundado em 1958 e atualmente faz parte da primeira divisão do futebol equatoriano onde chegou em 2010. Embora nunca tenha sido campeão equatoriano, conseguiu ser vice-campeão em 2013. Os títulos do clube são justamente as campanhas campeãs que lhe deram acesso, os títulos da 3ª Divisão em 2007 e da 2ª  Divisão em 2009. Seu grande destaque foi a chegada a grande final da Libertadores de 2016, eliminando grandes clubes do futebol argentino como Boca Juniors e River Plate.

O time equatoriano conquistou uma vaga para a Libertadores de 2016 após uma boa campanha na Primera A (Primeira divisão do Campeonato Equatoriano), conquistando uma vaga para a Pré-Libertadores. Já na fase de grupos entrou no Grupo 5, com Atlético Mineiro, Colo-Colo e Melgar. Depois de seis jogos, conquistando três vitórias, dois empates e somente uma derrota, o clube se classificou em segundo lugar, com sete gols marcados e quatro sofridos. O Independiente passou nas oitavas pelo River Plate (ARG), passou nas quartas pelo Pumas (MEX), passou nas semifinais pelo Boca Juniors (ARG), chegando a final contra o Atletico Nacinal de Medelin (COL), que foi o grande campeão desta edição.

O Fluminense no brasileirão 2016

Jogadores Alexis Rojas, Marquinho, Danilinho e Wellington Silva.

Jogadores Alexis Rojas, Marquinho, Danilinho e Wellington Silva.

O Fluminense é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, quatro vezes campeão do Campeonato Brasileiro, uma vez campeão da Copa do Brasil, trinta e um títulos do Campeonato Carioca e recentemente foi o primeiro campeão da Primeira Liga, liga independente de clubes do Sul-Minas e Rio, enfim, o Fluminense é grande e tem tudo para fazer um bom segundo turno no Campeonato Brasileiro de 2016.

Até agora, o Fluminense tem feito um Campeonato Brasileiro razoável, estando atualmente na vigésima segunda rodada na nona colocação, com oito vitórias, sete empates e seis derrotas conseguiu somar 31 pontos, estando a seis pontos do último time do G4. Em um campeonato muito disputado, o Fluminense espera fazer um segundo turno melhor e beliscar ao menos uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Os principais nomes do Fluminense neste brasileirão são os meias Cícero com cinco gols marcados e uma assistência para gol, Gustavo Scarpa que além de quatro gols, vem sendo o garçom do time com seis assistências para gol. Além dos meias, temos os atacantes Marcos Júnior com quatro gols e Henrique Dourado com dois gols marcados. O Fluminense também fez contratações para esta temporada, jogadores que já fazem parte do elenco atual, alguns deles são o meia-atacante Alexis Rojas ex-Sportivo Luqueño (PAR),  o atacante Marquinho, ex-Roma (ITA),  o meia-atacante Danilinho, ex-Tigres (MEX) e o atacante Wellington Silva, ex-Arsenal (ING). O que espera-se é que o time possa manter um boa base deste time para o ano que vem, para aí sim, com o reforço dos dois equatorianos, possa montar um elenco mais competitivo.

Boas Apostas!