Depois de contratar o lateral peruano Trauco e meio-campista argentino Dario Conca, o Flamengo acertou recentemente com mais um reforço para a temporada de 2017, quando além de disputar o campeonato estadual e o Campeonato Brasileiro, participará mais uma vez da Copa Libertadores, estando no Grupo 4, ao lado de San Lorenzo e Universidad Catolica.

Volante Rômulo na sua chegada ao Rio de Janeiro.

Volante Rômulo na sua chegada ao Rio de Janeiro.

A equipe carioca anunciou oficialmente na última sexta-feira (15) a contratação do volante Rômulo, de 26 anos que estava no futebol russo defendendo o Spartak Moscou. O anúncio foi feito através da rede social oficial do Flamengo: “Contratação #DePrimeira! Bem-vindo, Rômulo! Novo reforço rubro-negro para a temporada 2017”. Porém, antes do anúncio flamenguista, o Spartak havia divulgado uma nota oficial onde agradecia o jogador brasileiro pelo trabalho feito no futebol russo. “Nosso clube agradece Rômulo pelo tempo que passou aqui e deseja a ele sucesso no futuro de sua carreira”. Rômulo viajou recentemente para a Rússia, onde rescindiu amigavelmente o seu contrato com o seu antigo clube e ficou livre para acertar sua vinda para o Flamengo, onde acertou um contrato de quatro anos. “[…] Venho agradecer ao Flamengo pelo esforço empreendido para contar comigo em seu elenco nas próximas quatro temporadas. […] Agradeço ao Spartak e a Rússia por terem me acolhido tão bem nos últimos quase 5 anos, mas é a hora de ser feliz no meu Brasil”, afirmou o volante em sua rede social.

Desde o início de 2016, o Flamengo estava em busca de um volante com as características de Rômulo, eficiente na marcação, mas que ao mesmo tempo tivesse facilidade em sair jogando. Atendendo essa demanda, e um pedido do treinador Muricy Ramalho, a equipe carioca contratou Gustavo Cuéllar, que acabou não engrenando e agradando. Chegando ao clube rubro-negro, Rômulo disputará vaga com Márcio Araújo, já que Willian Arão e Diego deverão ocupar as outras vagas no meio campo do Flamengo, além de Conca, que só deverá voltar a jogar em abril de 20017.

Carreira no exterior

Rômulo atuando pelo Spartak Moscou.

Rômulo atuando pelo Spartak Moscou.

Rômulo Borges Monteiro, ou apenas Rômulo, começou sua trajetória no futebol atuando pelo Porto de Caruaru, pequena equipe pernambucana. Em setembro de 2004, através de uma peneira seletiva, o jogador foi levado a Porto pelo empresário João Melo e permaneceu na equipe até 2009, quando foi emprestado ao Vasco da Gama e depois comprado pela equipe carioca. Durante os cerca de cinco anos que Rômulo permaneceu no Porto de Caruaru, o jogador disputou três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2007, 2008, 2009) e mesmo sem ter conquistado nenhum título, destacou-se em todas as suas participações.

Chegando ao Vasco da Gama, o volante fez sua estreia como jogador profissional em junho de 2010. No ano seguinte, foi um dos principais jogadores do elenco que conquistou a Copa do Brasil de 2011 e também no vice-campeonato da equipe carioca no Campeonato Brasileiro do mesmo ano, onde foi eleito o terceiro melhor volante da competição. Já em 2012, o jogador foi vice-campeão do Campeonato Carioca, perdendo para o Botafogo, e chegou as quartas de finais da Copa Libertadores, sendo eliminado pelo Corinthians, que viria a ser o campeão. durante sua passagem pelo Vasco da Gama, Rômulo disputou 106 partidas e marcou 8 gols. Em junho de 2012, o volante foi vendido para o Spartak Moscou por € 8 milhões (R$ 20,7 milhões na época). Ainda nos seus primeiros meses na equipe russa, o brasileiro sofreu uma grave lesão que o deixou fora dos gramados por cerca de 16 meses. Mesmo sem ser um titular absoluto no elenco do Spartak, o volante já disputou 68 partidas, marcando 4 gols e destacando-se pelo número de desarmes e interceptações, foram 81 e 93, respectivamente.

Reforçando o elenco

Meio-campista Conca com a camisa do Flamengo, seu novo clube.

Meio-campista Conca com a camisa do Flamengo, seu novo clube.

Como já citamos, o Flamengo já havia contratado outros dois reforços para essa temporada, o lateral Trauco, do Peru, e o meio-campista ídolo do Fluminense, Dario Conca. Porém, este último só poderá atuar pelo clube carioca a partir de abril, para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, quando estará recuperado de uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, sofrida ainda quando defendia seu antigo clube, o Shangai SIPG, da China. Como não conseguiu trazer o atacante e destaque da última edição do Campeonato Brasileiro, Marinho que estava no Vitória e vai para o futebol chinês, o Flamengo deverá buscar outros jogadores para reforçar seu ataque. O paraguaio Cecilio Dominguez, do Cerro Porteño, o chileno Eduardo Vargas, do Hoffenheim, e colombiano Orlando Berrio, do Atlético Nacional, são algumas das opções para reforçar o setor ofensivo flamenguista.

Além disso, a equipe rubro-negra vem tentado a contração de atacante que atue pelas pontas, tendo já dois nomes na lista de possíveis contração. Um deles é de Marcos Guilherme, atacante do Atlético Paranaense que se destacou no futebol brasileiro há algumas temporadas. Sem ter muito espaço no elenco atleticano no último ano, Marcos Guilherme pode ser tratado como moeda de troca entre os clubes, já que o Furacão está interessado em continuar com o lateral Léo, emprestado pelo Flamengo.

Boas Apostas!