O atual vice-campeão turco, Fenerbahçe, anunciou no começo da última semana que Dick Advocaat será o novo treinador da equipe na temporada 2016/17. Aos 68 anos e com passagem por Zenit e seleções da Holanda e Bélgica, Advocaat chega ao Fenerbahçe para substituir Vítor Pereira, que foi demitido no fim de semana. O clube ainda não comunicou os valores da negociação entre Fenerbahçe e Advocaat, porém, segundo o próprio treinador, ele recebeu uma proposta irrecusável. “Fenerbahce me fez uma oferta inacreditável. E eu concordei. Você não pode ignorar uma oferta tão boa de um clube tão grande”, disse Advocaat ao jornal “Fanatik”, afirmou Advocaat ao jornal Fanatik.

Dick Advocaat (esquerda) substituirá Vítor Pereira (direita).

Dick Advocaat (esquerda) substituirá Vítor Pereira (direita).

O principal motivo que levou o clube a trocar seu treinador foi a eliminação no início de agosto na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões para o Monaco. Mas o que resultou na demissão de Pereira foi uma viagem feita para Portugal, onde o treinador português alegando ter saído da Turquia porque o ambiente dentro do Fenerbahçe não estava seguro para que continuasse lá. “Na sequência da derrota para o Monaco, o Fenerbahçe decidiu impedir-me de exercer a minha função como treinador principal, não respeitando o meu contrato de trabalho”, afirmou Pereira em um comunicado divulgada pela imprensa. Com essa situação, o Fenerbahçe deverá acionar a justiça, pois acredita que o técnico viajou “como medida de pressão”, deixando a equipe sem um comandante.

Destaques na carreira de Advocaat

Dick Advocaat no Zenit, conquista da Liga Europa 2007/08.

Dick Advocaat no Zenit, conquista da Liga Europa 2007/08.

Chegando ao vigésimo clube sob seu comando, Dick Advocaat é um dos treinadores mais experientes no futebol europeu. O holandês começou sua carreira como treinador em equipes holandesas como SVV/Dordrecht’90, onde conquistou o Campeonato Holandês de 1989/90, e PSV, onde conquistou três títulos, entre eles o Campeonato Holandês de 1996/97 e a Copa da Holanda de 1995/96. Além de posteriormente ter comandado a seleção da Holanda na Copa do Mundo de 1994, levando a seleção holandesa até as quarta de final da ompetição. Já em 1998, chegou ao Rangers da Escócia, onde novamente conquistou vários títulos como o Campeonato Escocês de 1998/99 e 1999/00.

Depois de treinar a seleção holandesa pela segunda vez e da Coréia do Sul, e outros clubes, Advocaat foi contratado pelo Zenit, onde conquistou seus principais títulos: a Liga Europa de 2007/08, e a Supercopa da UEFA em 2008, além do Campeonato Russo de 2007 e a Supercopa da Rússia em 2008. Vale destacar que durante a campanha na Liga Europa, a equipe de Advocaat surpreendeu a todos ao eliminar o Bayern de Munique nas semifinais vencendo a partida volta por 4×0 em casa depois de ter empatado a partida de ida fora de casa em 1×1. Depois disso, Dick ainda comandou mais algumas seleções, como a Bélgica, Rússia e Sérvia, porém, sem ter muito sucesso. A última equipe em que Dick Advocaat atuou como treinador foi o Sunderland, da Inglaterra, onde livrou a equipe do rebaixamento na temporada 2014/15, mas acabou sendo demitido devido aos resultados ruins no começo da temporada 2015/16, já que das onze primeiras partidas do Campeonato Inglês, foram uma vitória, três empates e sete derrotas, ficando na parte de baixo da tabela.

O Clube Fenerbahçe

Estátua em homenagem ao jogador brasileiro Alex.

Estátua em homenagem ao jogador brasileiro Alex.

O Clube Fenerbahçe de Istambul, é um dos maiores clubes do futebol turco, atualmente o Fenerbahçe tem dezenove títulos do Campeonato Turco, atrás do Galatasaray que tem vinte títulos e a frente do Besiktas que tem quatorze títulos. O Campeonato Turco de Futebol, ou Super Lig como é conhecido,  é basicamente dominado por estes três clubes, que são os únicos clubes que nunca foram rebaixados, que participaram de todas as edições do Campeoanto Turco da primeira divisão, quarenta e nove vezes no total.

Fundado em 1907, atuou clandestinamente sob o regime otomano (Império Otomano, regime político religioso que durou de 1299 a 1922, quando se dissolveu após a “Revolta dos jovens turcos”). Em 1908, após a mudança da legislação, o Fenerbahçe começou a disputar a Liga de Istambul em 1909, porém se conquistar título nos três primeiros anos, porém na temporada 1912/13 conquistou o título de forma invicta, iniciando uma jornada de muitos outros títulos que o fariam se tornar um dos maiores clubes do futebol turco. O Fenerbahçe é lembrado por muitos brasileiros, por ser o time em que o jogador meia Alex atuou. Alexsandro de Souza foi revelado no Coritiba e fez sucesso no Palmeiras e Cruzeiro, o jogador fez parte do elenco do Fenerbahçe de 2004 a 2012, em 378 partidas fez impressionantes 185 gols, o brasileiro inclusive foi homenageado com uma estátua.

Boas Apostas!