A supremacia do Guangzhou Evergrande na Super Liga Chinesa dura desde 2011, quando o time foi campeão da principal liga do futebol chinês pela primeira vez. O time que está sendo comandado pelo ex-técnico da seleção brasileira pela segunda temporada, conquistou neste domingo (23) o hexacampeonato da competição.

Paulinho comemora o gol que valeu o título do Guangzhou Evergrande.

Paulinho comemora o gol que valeu o título do Guangzhou Evergrande.

O jogo que deu o título para o time foi contra o Yanbian Fude, em um empate por 1×1 com gol do volante Paulinho (ex-Corinthians), que aproveitou a cobrança de escanteio para mandar a bola para o fundo das redes. Mesmo faltando duas rodadas para o final da competição, a equipe não tem chances de perder o título, pois com 61 pontos, pode perder as próximas duas partidas que o vice-líder Jiangsu Suning que tem 54 pontos, não conseguirá alcançá-lo. O título antecipado ocorreu com a cooperação do empate do Jiangsu Suning também  empatou nesta última rodada em 2×2 com o Chongqing Lifan. Além do técnico Felipão e o volante Paulinho que praticamente fez o gol do título, outro brasileiro que brilhou nesta temporada foi o atacante Ricardo Goulart (ex-Cruzeiro), que é o atual artilheiro da competição com 17 gols em 26 partidas. Ao final da partida e com a conquista do hexacampeonato, Felipão deu seu parecer sobre a conquista: “Hoje não jogamos bem. Foi uma temporada muito difícil por causa das lesões. Tivemos seis atletas que passaram por lesões e ficaram fora dos jogos por alguns meses. Hoje usei com eles uma palavra: Poupança. Durante o campeonato somamos pontos que nos permitiram que conquistássemos o título com duas rodadas de antecedência. Ganhamos o campeonato pela dedicação dos atletas. Eles estão de parabéns”. Mesmo faltando ainda dois jogos, seus números conquistados em 28 jogos foram 18 vitórias, além de 7 empates e sofreu apenas 3 derrotas. O time tem o ataque mais positivo com 58 gols e a defesa menos vazada com apenas 17 gols sofridos.

O técnico Felipão

Guangzhou Evergrande campeão da Liga dos Campeões asiática.

Guangzhou Evergrande campeão da Liga dos Campeões asiática.

O ex-zagueiro e agora treinador Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, iniciou sua carreira de técnico em 1982 comandando o CSA (Centro Sportivo Alagoano), começava ali uma grande carreira, de um dos maiores técnicos que o Brasil já havia produzido. Com passagens pelo Juventude, Al-Shabab, Pelotas, Grêmio, Goiás, Qadsia SC, Kuwait (seleção), Coritiba, Criciúma, Al-Ahli, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Brasil (seleção), Portugal (seleção), Chelsea, Bunyodkor e agora Guangzhou Evergrande. Com estes times conquistou diversos títulos, só com os times brasileiros foram seis estaduais, três Copas do Brasil, duas Copas Libertadores e um Campeonato Brasileiro, é inegável a capacidade de conquista de títulos do técnico Felipão.

Embora tenha sido campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002 e campeão da Copa das Confederações em 2013, o técnico infelizmente viveu seu pior momento na carreira no famoso 1×7 sofrido pela seleção brasileira pela seleção da Alemanha em plena Copa do Mundo do Brasil em 2014.  O fato foi atribuído por muitos ao então técnico da seleção Felipão. Porém depois da saída de Felipão da seleção, com a entrada do técnico Dunga, o que se viu é que o problema não era o técnico e sim uma crise que tinha se instaurado dentro da CBF, com escândalos de corrupção e um modelo de gestão que não funcionava. Agora com a entrada do técnico Tite, e uma reformulação do modelo de gestão, a seleção do Brasil voltou a encontrar seu bom futebol.

Guangzhou Evergrande

Escudo do Guangzhou Evergrande.

Escudo do Guangzhou Evergrande.

Fundado em 1954, o clube quase sempre figurou na segunda divisão do futebol chinês, porém a história mudou quando a Evergrande Real Estate Group entrou como principal patrocinador do clube e declarou que o clube se tornaria o “Chelsea Asiático”. Começou contratando o ex-técnico da seleção italiana Marcelo Lippi que foi campeão do mundo com a seleção da Itália em 2006. Com a contratação de Marcelo Lippi, o time conquistou três campeonatos chineses consecutivos e mais uma Liga dos Campeões chinesa. Em 2015 o time passou a ser comandado por Felipe Scolari, o qual conquista agora em 2016 o hexacampeonato da Super Liga Chinesa, seu quarto título à frente do clube. Agora Felipe Scolari tem ainda a chance de conquistar mais um título, a final da Copa da China será entre Guangzhou Evergrande e Jiangsu Suning. A decisão acontecerá em dois jogos: dias 19 e 21 de novembro.

Além da presença dos brasileiros Felipão, Alan Douglas (ex-Fluminense), Paulinho (ex-Corinthians) e Ricardo Goulart (ex-Cruzeiro), outros brasileiros que também já fizeram parte do clube chinês Guangzhou Evergrande foram os brasileiros Elkeson (ex-Botafogo) e Robinho (atualmente no Atlético Mineiro).

Boas Apostas!