Em Inglaterra, o fim-de-semana futebolístico foi destinado à disputa da terceira eliminatória da FA Cup, a primeira com equipas do principal escalão envolvidas. As habituais surpresas proporcionaram-se e a maior correspondeu à eliminação do Arsenal às mãos do histórico Nottingham Forest.

A eliminatória começou na sexta-feira e logo com a realização do grande “derby” da cidade de Liverpool, em Anfield. Virgil van Dijk, contratado pelos “Reds” ao Southampton neste mercado de inverno a troco de 85 milhões de euros, não poderia ter tido melhor estreia: marcou o golo que deu a vitória ao Liverpool (2-1) diante do rival Everton e consequente acesso à fase seguinte da competição. Também na noite de sexta-feira, não muito longe de Liverpool, o Manchester United cumpriu o seu dever e eliminou o Derby County em Old Trafford. José Mourinho não se prestou a grandes poupanças para o embate com o adversário do Championship e os “Red Devils” venceram por duas bolas a zero com golos apontados por Lingard e Lukaku nos últimos seis minutos do desafio.

O acesso do Manchester City à fase seguinte da FA Cup teve cunho brasileiro. Danilo e Fernandinho participaram na goleada do City ao Burnley por quatro bolas, isto depois de até ter entrado a perder na partida devido a um golo de Ashley Barnes logo aos 25 minutos.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

O maior “choque” da eliminatória foi protagonizado pelo Arsenal. Na cidade de Robin Hood, os 27 mil adeptos que estiveram no City Ground assistiram à vitória do histórico Nottingham Forest diante do Arsenal, atual detentor da FA Cup, com uma vitória por quatro bolas a duas. Arséne Wenger apresentou uma equipa cheia de alterações e cabaou por se dar mal com o adversário do segundo escalão. O defensor Eric Lichaj foi a grande figura do encontro ao marcar dois dos quatro golos da equipa local. O Chelsea também não teve o melhor desempenho na ida até Carrow Road para enfentar o Norwich e, com os brasileiros David Luiz, Kenedy e Willian, não conseguiu mais que um empate sem golos que adia a decisão para Stamford Brigde.

Nessa fase da FA Cup, há recurso a um segundo jogo quando o primeiro duelo termina empatado. O primodivisionário Swansea vai ter que defronta o Wolves após um empate sem golos, o Bournemouth viajará até casa do Wigan (2-2), o Leicester receberá o Fletwood Town no King Power Stadium e o West Ham, diante do Shrewsbury Town, terá que tentar resolver a questão no Olímpico de Londres. O Millwall, histórico rival dos “Hammers”, venceu o Barnsley por quatro a um, enquanto o encontro entre os londrinos do Tottenham e do Wimbledon culminou com uma vitória natural dos “Spurs” por três golos sem resposta.

Esta segunda-feira há mais um jogo, no sul do país, entre os primodivisionários Brighton e Crystal Palace.

Boas Apostas!