A UEFA anunciou nessa quinta-feira (27) que a Alemanha vai receber o Euro 2024. O país do centro da Europa volta a receber a fase final de uma grande competição depois do Mundial 2006.

EuroA última edição da fase final de um campeonato da Europa, disputada em 2016, foi jogada na França e culminou com a consagração da seleção portuguesa na final diante da França, no Stade de France. No final de 2017, a UEFA anunciou que a próxima edição da competição que reúne as melhores seleções do “Velho Continente” será disputado um pouco por toda a Europa, alterando o modelo tradicional: ao invés de a competição ser disputada numa só nação ou em dois países geograficamente próximos, a competição vai ser disputada praticamente todo pelo continente. Assim, 12 cidades receberão jogos da fase de grupos do certame, com os jogos decisivos a serem disputados no mítico estádio de Wembley, em Londres.

Em 2024, daqui a duas edições e já depois da realização da Copa do Mundo 2022 no Qatar, o campeonato da Europa será jogado na Alemanha. O Comité Executivo da UEFA responsável por atribuir a organização da competição optou por escolher a candidatura alemã em detrimento da Turquia, nação que também apresentou sua intenção de receber a prova. Segundo a mídia internacional, a decisão final se baseou sobretudo no fato de a Alemanha reunir melhores condições de segurança que a Turquia para organizar o torneio, assim como problemas relativos à falta de alojamento.

A Alemanha recebeu a fase final de uma grande competição pela última vez no ano de 2006, prova que consagrou a seleção italiana que se impôs à França na final da competição. A decisão ficou marcada pela célebre cabeçada de Zinedine Zidane a Materazzi. Vale lembrar que, nessa Copa do Mundo à qual o Brasil chegava na condição de campeão do mundo, a “Canarinha” se ficou pelas quartas ao cair por um a zero às mãos da finalista França.

Boas apostas!