O atual numero 1 do mundo do tênis masculino, o sérvio Novak Djokovic, estava muito animado com a oportunidade de conquistar nos Jogos Olímpicos Rio 2016 a primeira medalha de ouro no tênis olímpicos da sua carreira, porém, mesmo tendo os torcedores brasileiros ao seu lado durante toda a sua partida no simples, o tenista não conseguiu avançar na competição de simples masculino e acabou dando adeus a chance de um ouro olímpico.

Novak Djokovic chorou depois de ser eliminado na sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio.

Novak Djokovic chorou depois de ser eliminado na sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio.

A desclassificação aconteceu logo na estreia, realizada no último dia 07 contra o argentino Juan Del Potro, que nas Olimpíadas de Londres conquistou a medalha de bronze ao vencer Djokovic na disputada pela medalha, e que nas Olimpíadas do Rio venceu o sérvio por 2 sets a 0 pela segunda vez.

Além da eliminação no simples masculino, Djokovic também acabou sendo eliminado na segunda rodada do torneio das duplas masculinas, realizada no dia 08 com Djokovic jogando ao lado de Nenad Zimonjic. Ao contrário de quando foi eliminado no simples, Djokovic não pode contar com a torcida a seu favor na partida pelas duplas masculinas, já que enfrentou os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares, que jogaram ouvindo o apoio dos brasileiros nas arquibancadas. Em uma partida disputada, os brasileiros confirmaram seu favoritismo a medalha de ouro vencendo os sérvios. Depois de quebrarem o serviço e saque do adversário três vezes, Melo e Soares venceram por 2 sets a 0, dando sequência ao seu trabalhos nas Olimpíadas, enquanto o melhor do tênis na atualidade deu adeus à chance de medalha e ao Brasil, sendo eliminado nos dois torneios onde era um dos favoritos.

Lesão e desistência de Masters

Djokovic não poderá disputar o Masters de Cincinnati por lesão no punho.

Djokovic não poderá disputar o Masters de Cincinnati por lesão no punho.

Poucos dias depois das eliminações nos torneios de simples e duplas dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, o sérvio Novak Djokovic anunciou que não participará da próxima competição que disputaria já na próxima semana, o Masters 1000 de Cincinnati. O anuncio foi feito pelo próprio jogador, que na última quarta-feira (10) divulgou um comunicado no site oficial da competição afirmando que não poderá estar presente no Masters por estar sentindo uma lesão no punho esquerdo. “Estou muito triste em anunciar que não poderei jogar o Masters 1000 de Cincinnati esse ano. Eu tenho uma lesão recorrente que tem permanecido no meu corpo por causa de uma ocupada e agitada agenda nesta temporada. Joguei muitas partidas e preciso de um pouco de descanso para poder curar a lesão”, afirmou o tenista, que terminou dizendo que quer voltar para Cincinnati para finalmente vencer a competição. “Eu quero voltar a Cincinnati e ganhar o único Masters que não tenho”.

Novak Djokovic é atualmente o maior vencedor de Masters de toda a história do tênis, conquistando um total de trinta títulos nesse tipo de torneio. Porém, Djokovic nunca conseguiu o título da Masters 1000 de Cincinnati, chegando a final em cinco edições, mas acabou saindo com o vice em todas, sendo duas derrotas para o escocês Andy Murray e três para o suíço Roger Federer.

Desempenho de Djokovic no Masters de Cincinnati

Novak Djokovic e Roger Federer na última edição do Masters 1000 de Cincinnati.

Novak Djokovic e Roger Federer na última edição do Masters 1000 de Cincinnati.

Como já dissemos, o tenista sérvio Novak Djokovic já chegou a final do Masters 1000 de Cincinnati cinco vezes, porém, nunca conquistou o título da competição. A seguir, falaremos um pouco sobre como foram suas campanhas nas cinco edições em que foi até a final, mas acabou sendo vice-campeão.

O tenista sérvio fez sua estreia no Masters de Cincinnati em 2006, mas acabou sendo eliminado ainda na segunda fase. Já em 2008, Djokovic entrou na competição já na segunda rodada e conseguiu eliminar o espanhol Rafael Nadal nas semifinais por 2 sets a 0, conseguindo chegar pela primeira vez a final do Masters, porém, enfrentando o escocês Andy Murray na final, Djokovic acabou perdendo por 2 sets a 0. No ano seguinte Djokovic eliminou pela segunda vez o espanhol Nadal nas semifinais do Masters de Cincinnati, vencendo a partida por 2 sets a 0, chegando novamente na final, onde dessa vez enfrentou o suíço Roger Federer, mas acabou perdendo de novo por 2 sets a 0.

Em 2011, o tenista sérvio chegou pela terceira vez na final do Masters, depois de eliminar Gael Monfils nas quartas e Tomas Berdych nas semifinais. Na final, enfrentou novamente o britânico Andy Murray e o resultado foi o mesmo, vitória de Murray por 2 sets a 0 e mais um vice de Djokovic. No ano seguinte, Novak Djokovic chegou a mais uma final, porém, acabou perdendo pela quarta fez, essa para Roger Federer por 2 sets a 0. E em 2015, a última vez em que participou do Masters de Cincinnati, o sérvio enfrentou pela terceira vez o suíço Federer, perdendo pela quinta vez a final da competição e a terceira para o suíço por 2 sets a 0.

Boas Apostas!