O momento é de pausa no Championship 2018/19, interrupção motivada pela realização de compromissos de seleções. A ação retorna a um dos campeonatos mais competitivos no próximo dia 24 e essa é uma boa ocasião para olharmos à situação classificativa. O Leeds de “El Loco” Bielsa tem estado à altura das expetativas e surge nos postos cimeiros da tabela.

 

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Até ver, a primeira experiência do argentino Marcelo Bielsa no futebol inglês está a correr de feição. “El Loco” assumiu os destinos do Leeds United, atualmente a competir no Championship, histórico do futebol britânico que está na luta pela subida de escalão após 17 rodadas. Nada está garantido, mas as boas sensações se sucedem.

Nesse momento, o Leeds segue no terceiro posto da tabela com 30 pontos e está em posição de acesso aos “play-offs” de subida. A distância em relação ao líder Norwich é de apenas três pontos, vantagem que ostenta em relação ao… 7º colocado, o Nottingham Forest. Para quem desconhece a realidade da competição, essa é uma boa introdução à competitividade que é caraterística do segundo escalão inglês. Atentemos nas estatísticas de um time que pode ser bem interessante para os apostadores…

Estatísticas

Se assim fosse, esse Leeds nem seria a “cara” de Marcelo Bielsa – falamos do melhor ataque da competição com 29 gols marcados em 17 desafios, mais um que o líder Norwich City. Em termos defensivos, leva 17 gols encaixados.

Ambas as equipes marcaram em 11 das 17 partidas disputadas pelo Leeds nesse Championship. Reduzindo a realidade para os dez desafios mais recentes, os dois times a jogo marcaram em sete encontros. No que toca ao número de gols, registaram-se mais de 2.5 gols (três ou mais) em nove desafios.

Na condição de mandante, o Leeds leva oito encontros disputados até à data, perdendo em apenas uma ocasião. Venceu quatro, empatou três e sofreu um desaire às mãos do Birmingham por dois a um. Um dado a reter é o facto de o Leeds só ter ficado “em branco” jogando em casa por uma vez nessa temporada em encontros relativos ao Championship.

A nível individual, Kemar Roofe é o jogador que mais contribuiu para o sucessodo time com sete gols apontados até à data. O polonês Mateusz Klich lidera nas assistências com cinco, se afirmando como o terceiro jogador com mais passes para gol no campeonato.

Na próxima rodada, dia 24, o Leeds enfrentará o Bristol City.

Boas apostas!