O jovem atacante Douglas Coutinho vinha atuando pelo Cruzeiro Esporte Clube, time que se destacou recentemente pela conquista do bicampeonato do principal torneio nacional, o Campeonato Brasileiro, o qual levantou a taça por duas vezes seguidas em 2013 e 2014. Pertencente ao Clube Atlético Paranaense, onde foi destaque e revelação no ano de 2013, o atacante chegou a ser anunciado como reforço do Flamengo, porém foi emprestado ao Cruzeiro e chegou a fazer dezesseis partidas pelo celeste.

O jogador vinha tendo oportunidades com o ex-técnico Paulo Bento, porém depois da chegada do novo técnico Mano Menezes e a contratação da dupla ofensiva Rafael Sóbis e o argentino Ábila, Douglas Coutinho perdeu espaço e não vinha tendo oportunidades. Sondado por diversos times da Série A, porém impossibilitado de ser transferido por já ter feito sete partidas pelo Cruzeiro, o atacante chegou a ser especulado por times da Série B, um deles foi o Náutico, que vem sendo diregido por Gallo, ex-técnico da seleção brasileira Sub-20, que já tinha convocado o atacante nos tempos de Atlético Paranaense. Depois de muitas especulações, o destino foi mesmo o clube português Sporting Braga. O jogador foi emprestado pelo Atlético Paranaense, clube qual o atleta tem contrato até julho de 2018. Douglas Coutinho foi cedido por empréstimo por dois anos ao clube português.

A jovem promessa

Douglas Coutinho no Atlético Paranaense, seleção brasileira e Cruzeiro.

Douglas Coutinho no Atlético Paranaense, seleção brasileira e Cruzeiro.

Douglas Coutinho Gomes de Souza é um atacante de 1,83 m de altura que tem apenas 22 anos de idade. Nascido em Volta Redonda no Rio de Janeiro, Coutinho iniciou sua carreira futebolística nas categorias de base do Cruzeiro em 2008 com 14 anos de idade. Após dois anos se transferiu para as categorias de base do Atlético Paranaense, onde ganhou espaço e se destacou tendo chances boas para atuar profissionalmente. Estreou no time principal em 2013, quando o Atlético Paranaense, por política da direção, optou por abrir mão dos Campeonatos Estaduais, colocando o time Sub-20 para disputar o torneio, enquanto o time principal fazia a preparação pré-temporada na Europa e focava mais para o Campeonato Brasileiro. Foi neste contexto que o jovem conseguiu destaque, sendo um dos melhores jogadores da competição, marcou 11 gols no Campeonato Paranaense de 2013, o que lhe rendeu a premiação de revelação do Campeonato.

O jogador foi convocado pelo técnico na época Gallo, para integrar a seleção Sub-21 do Brasil em amistosos preparatórios para os jogos olímpicos de 2016. Coutinho marcou gol pela seleção brasileira Sub-21 em um amistoso em outubro de 2014 realizado em Brasília, quando o Brasil venceu os Estados Unidos por 3×0, Coutinho marcou o segundo gol. O jovem atacante chegou a ser anunciado como reforço do Flamengo, porém acabou indo para o Cruzeiro, onde faria dezesseis jogos pelo time, porém em 2016 com a má fase do time e a contratação de atacantes mais experientes viria a perder espaço no time mineiro. Agora Douglas Coutinho terá uma nova chance de mostrar todo seu potencial, atuará na equipe portuguesa Sporting Braga, com oportunidade de marcar gols e se destacar em uma vitrine para a Europa.

O Sporting Clube de Braga

Capitão Alan Osório com a taça de campeão da Taça Portugal 2015/16.

Capitão Alan Osório com a taça de campeão da Taça Portugal 2015/16.

O SCB (Sporting Clube de Braga) foi fundado em 1921 e vem sendo considerado como o 4º maior clube de Portugal. Além do futebol o clube também possui muitas outras modalidades como  atletismo, natação, futsal, bilhar, taekondwo, basquetebol, etc.  No futebol, o clube vem atuando na Primeira Liga / Liga Sagres, elite do futebol português. Na temporada passada 2015/16 do Campeonato Português, o clube terminou na quarta colocação, conseguindo vaga para a Liga Europa, conseguindo chegar até as quartas de final. Neste início de temporada 2016/17, na terceira rodada, o Braga vem na quarta colocação  com duas vitórias e um empate e tem tudo para prosseguir com uma boa campanha novamente.

O clube não possui muitos títulos, porém já conquistou o torneio internacional da Taça Intertoto em 2008, entre outros torneios como duas Taças de Portugal, uma delas na temporada recente de 2015/16. Outras conquistas importantes foram uma Taça da Liga, uma Taça Federação Portuguesa de Futebol e por duas vezes foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Português. Recentemente o Braga disputou a Supercopa de Portugal com o Benfica e perdeu por 3×0. Enfim, o Sporting Braga é um time que vem chegando bem e disputando torneios e taças importantes, o terreno parece ser propício para que o jovem atacante Douglas Coutinho possa mostrar seu bom futebol e fazer muitos gols.

Boas Apostas!