Algumas semanas antes das duas partidas que disputará pelas próximas rodadas da Eliminatória da Copa do Mundo de 2018, o técnico Tite teve a confirmação de uma baixa na seleção brasileira. Na última quarta-feira (21) a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou o corte do atacante Douglas Costa, que atualmente defende o Bayern de Munique e que acabou se machucando em uma partida válida pelo Campeonato Alemão. No último sábado (17) Douglas Costa participou da vitória por 3×1 do Bayern de Munique contra o Ingolstadt pela 3ª rodada da Bundesliga, porém, aos 33’ da segunda etapa acabou sendo substituído por contusão. No dia seguinte a partida, o clube alemão confirmou a lesão do atacante, afirmando que o brasileiro sofreu uma lesão muscular na coxa direita e que ficará fora dos gramados por tempo indeterminado.

Douglas Costa jogando pela seleção brasileira.

Douglas Costa jogando pela seleção brasileira.

Com isso, o atacante Douglas Costa perderá pela segunda vez a chance de trabalhar com o treinador Tite, já que na primeira convocação do novo técnico da seleção brasileira Douglas não pode ser convocado por estar se recuperando de lesão. Além disso, Douglas Costa também não pode ser convocado pela seleção olímpica, comandada por Rogério Micale, mais uma vez por conta de uma lesão, dessa vez na coxa esquerda.

Taison é chamado pela segunda vez por Tite

Taison em entrevista coletiva pela seleção brasileira.

Taison em entrevista coletiva pela seleção brasileira.

Logo que confirmou o corte do atacante Douglas Costa, a CBF também comunicou que Taison, jogando atualmente pelo Shakhtar Donetsk, foi convocado por Tite para o lugar do jogador do Bayern de Munique. Presente na primeira convocação do novo treinador da seleção, Taison nunca tinha sido chamado pela seleção brasileira, nem nas categorias de base, e ainda não jogou sob o comando de Tite, ficando no banco de reservas nas duas partidas que foi convocado, tanto contra o Equador quanto contra a Colômbia.

“O atacante Taison, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi convocado pelo técnico Tite para os dois próximos compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Bolívia, no dia 6 de outubro, e Venezuela, no dia 11. Taison substituirá Douglas Costa, do Bayern de Munique, desconvocado após ter confirmada uma lesão muscular na coxa direita”, anunciou a entidade máxima do futebol brasileiro em nota oficial. Taison se pronunciou sobre a convocação através da sua assessoria de imprensa, se mostrando feliz e desejando melhorar para Douglas Costa.  “Muito feliz com essa nova oportunidade na seleção e torcendo para a recuperação do Douglas Costa, que foi nosso companheiro aqui no Shakhtar”, afirmou Taison.

Na última temporada, Taison participou de 18 das 26 partidas disputadas pelo Shakhtar Donetsk no Campeonato Ucraniano, sendo que em nove delas atuou como titular e nas outras nove entrou no decorrer da partida, além de ter marcado seis gols. Já na atual temporada, 2016/17, o atacante participou de quatro partidas pelo campeonato nacional e marcou dois gols.

Convocação atualizada

Tite em entrevista coletiva pela seleção brasileira.

Tite em entrevista coletiva pela seleção brasileira.

Agora com Taison ocupando a vaga de Douglas Costa entre seus convocados e caso nenhum dos outros jogadores sintam lesão, Tite tem definida a equipe que defenderá a seleção brasileira nas partidas válidas pela 9ª e 10ª rodada da Eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de 2018. A primeira partida será disputada no próximo dia 06 contra a Bolívia na Arena das Dunas, enquanto a segunda partida será no próximo dia 11 de setembro, quando o Brasil enfrentará fora de casa a seleção da Venezuela. Não conseguindo bons resultados na Era Dunga, a seleção brasileira se recuperou desde a chegada do técnico Tite. Com o novo treinador, o Brasil pulou de sexta colocação para a vice-liderança da eliminatória que classifica as seleções sul-americanas para o próximo mundial, disputado na Rússia em 2018, vencendo o Equador e a Colômbia nas duas primeiras partidas sob o comando de Tite. Confira abaixo a convocação atualizada depois da saída de Douglas Costa e a convocação de Taison.

Goleiros: Alisson (Roma-ITA), Alex Muralha (Flamengo-BRA), Weverton (Atlético-PR-BRA);

Zagueiros: Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Atlético de Madrid-ESP), Thiago Silva (PSG-BRA);

Laterais: Daniel Laves (Juventus-ITA), Fágner (Corinthians-BRA), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP);

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Giuliano (Zenit-RUS), Lucas Lima (Santos-BRA), Oscar (Chelsea-ING), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI), Willians (Chelsea-ING);

Atacantes: Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Palmeiras-BRA), Neymar (Barcelona-ESP);

Boas Apostas!