O Borussia Dortmund vem protagonizando uma ótima temporada e, na última rodada da Bundesliga no ano civil de 2018, cimentou a condição de líder da prova com mais um triunfo.

Foto: "Martin Meissner/AP"

Foto: “Martin Meissner/AP”

A rodada 17 da Bundesliga 2018/19, a última antes da habitual interrupção de inverno, colocou frente a frente os dois “Borussias”: Dortmund e Monchengladbach. De um lado, o líder da prova, do outro, o segundo colocado a par do Bayern de Munique.

Derrotado pelo Fortuna Dusseldorf (2-1) a meio da semana, o Borussia Dortmund manteve a invencibilidade caseira e somou o quarto triunfo consecutivo no Westfalen para a Bundesliga ao levar a melhor por dois a um, gols de Jadon Sancho e Marco Reus, enquanto o Borussia Monchengladbach fez o seu gol por intermédio de Cristoph Kramer. Paco Alcácer, artilheiro da Bundesliga, teve que abandonar o terreno de jogo logo aos 34 minutos do primeiro tempo devido a lesão.

Bayern quer aproveitar queda do Gladbach

Independentemente do que acontecesse nessa última rodada antes da pausa que se vai prolongar até 19 de janeiro, na pior das hipóteses, o Borussia Dortmund terminaria o ano na liderança com seis pontos de avanço em relação à concorrência. Ao perder em Dortmund, o Gladbach ficou a nove pontos da liderança e poderá ser ultrapassado ainda nesse sábado, caso o Bayern de Munique, campeão em título que por esta altura contabiliza os mesmos 33 pontos, consiga pontuar na deslocação ao reduto do Eintracht – pontapé de saída às 15h30 (horário de Brasília). Se vencer, o time bávaro terminará o ano a seis pontos de distância do Borussia Dortmund.

Ação só retorna a meio de janeiro

A rodada 18 da Bundesliga, a primeira após o interregno de inverno, está agendada para o final de semana de 18, 19 e 20 de janeiro. Ainda sem datas definidas, fica a certeza de que tanto o Borussia Dortmund quanto o Bayern de Munique terão testes bem exigentes. Enquanto o time de Lucien Favre terá que viajar até a casa do RB Leipzig, envolvido na briga pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, o Bayern vai ter que encarar o sempre difícil Hoffenheim de Julian Naggelsmann.

Há um ano atrás, Bayern liderava por larga margem

Há exatamente um ano atrás, antes da interrupção de inverno, o Bayern de Munique liderava a tabela da Bundesliga com uma vantagem de 11 pontos em relação ao segundo colocado, na altura, o Schalke 04. O Borussia, atual líder, seguia à data na terceira colocação com os mesmos 28 pontos que Bayer Leverkusen, RB Leipzig e Borussia Monchengladbach. A equipa da Allianz Arena viria a se sagrar campeã por larga margem, com uma vantagem de 21 pontos em relação ao Schalke 04.

Boas apostas!