A DFB-Pokal, ou Copa da Alemanha, é a segunda competição mais importante do futebol na Alemanha, atrás apenas do Campeonato Alemão (Bundesliga). Disputada com esse nome desde 1952/53, a Copa da Alemanha tem como maior vencedor o Bayern de Munique, que levantou a taça da competição dezessete vezes. Já o segundo maior vencedor é o Werder Bremen com apenas seis títulos da competição, seguido pelo Schalke 04 com cinco títulos. A Copa da Alemanha segue o seguinte formato: a primeira fase é formada pelos dezoito clubes da primeira divisão do Campeonato Alemão, mais dezoito da segunda divisão e os quatro melhores times da terceira divisão, além de vinte e quatro equipes do interior, totalizando assim sessenta e quatro equipes que participam da primeira fase da Copa da Alemanha. As partidas da fase inicial da competição são definidas através de um sorteio, onde no pote 1 ficam os dezoito times da primeira divisão e os quatorze melhores da segunda divisão, enquanto no pote 2 ficam as outras quatro equipes da segunda divisão, as quatro melhores da terceira divisão e os vinte e quatro times do interior. Disputadas as partidas da fase inicial, é realizado um novo sorteio para definir os jogos da segunda fase entre as trinta e duas equipes restantes. A competição segue o modelo de eliminatória simples, com as equipes se enfrentando em partidas únicas. A grande final deste ano será disputada no dia 21 de maio às 15h no Estádio Olímpico de Berlim, local onde é sediada a final desde a temporada 1984/85.

A Grande Final

Escudos dos finalistas Borussia Dortmund e Bayern de Munique.

Escudos dos finalistas Borussia Dortmund e Bayern de Munique.

O Bayern de Munique foi o primeiro time a se classificar para a final da Copa da Alemanha desta temporada. O time comandado por Pep Guardiola, que luta por mais um título no Campeonato Alemão, tenta também conquistar sua décima oitava taça da Copa da Alemanha. O primeiro adversário do Bayern foi o Nottingen, time do interior da Alemanha. Na estreia o Bayern venceu fora de casa por 1×3, se classificando para a próxima etapa da competição. Já na segunda etapa da competição, o Bayern enfrentou um adversário mais forte, o Wolfsburg, que atualmente participa da primeira divisão alemã, porém, o resultado foi o mesmo, vitória fora de casa por 1×3. Na terceira fase da Copa da Alemanha, o Bayern enfrentou outra equipe da primeira divisão, o Darmstadt 98, vencendo em casa por 1×0. Quando chegou ás quartas de final, o Bayern de Munique enfrentou o Bochum, time da segunda divisão, adversário que foi vencido por 0x3. E seu último adversário foi o Werder Bremen, que também disputa a primeira divisão e que acabou derrotado por 2×0 na casa do Bayern de Munique.

O outro finalista é o Borussia Dortmund, que também está na luta pelo título do Campeonato Alemão e vem em busca do seu quarto título da Copa da Alemanha. O Borussia estreou na Copa da Alemanha contra o Chemnitzer, time que disputa a terceira divisão. A equipe comandada por Jurgen Klopp venceu fora de casa por 0x2, classificando-se para a próxima fase. Na segunda etapa da competição, o Borussia jogou em casa contra o Paderborn, time que disputa a segunda divisão. Nesta partida, o Borussia fez o mesmo placar da vitória da Alemanha sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2014, 7×1, seguindo em frente na Copa da Alemanha. Na terceira fase a equipe enfrentou o Augsburg, time da primeira divisão, e venceu fora de casa por 0x2. Chegando ás quartas de final, o Borussia Dortmund enfrentou o Stuttgart, participante da primeira divisão, e venceu fora de casa por 1×3. O último adversário do Dortmund foi mais uma equipe da primeira divisão, o Hertha Berlim, que perdeu mesmo jogando em casa por 0x3, deixando a vaga na final para o Borussia Dortmund.

Essa final da Copa da Alemanha pode ser também considerada a final da Bundesliga, já que o Bayern de Munique é o líder da competição, com setenta e oito pontos, enquanto o Borussia Dortmund é o vice-líder com setenta e um pontos. Essa com certeza será uma grande partida, já que se trata de uma final e de uma grande clássico entre as duas melhores equipes do futebol alemão.

Em todas as edições da Copa da Alemanha em três oportunidades Bayern e Borussia se enfrentaram na final. Na temporada de 2007/08 o Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund na final por 2×1 na prorrogação. O Borussia Dortmund deu o troco no Bayern de Munique na temporada de 2011/12 com um placar de 5×2.  Na temporada de 2013/14 foi novamente a vez do Bayern de Munique derrotar o Borussia Dortmund na prorrogação por 2×0.

Boas Apostas!