Um dos heróis do Liverpool na conquista da vaga das semifinais da Liga Europa contra o Borussia Dortmund, o zagueiro Sakho foi pego no exame antidoping realizado pela Uefa. De acordo com o jornal francês “RMC Sports”, o exame foi realizado depois da partida contra o Manchester United pelas oitavas de final da Liga Europa, e apontou que Sakho teria usado uma substância que auxilia na queima de gordura. Autor do terceiro gol dos Reds em uma das melhores partidas de toda a temporada europeia, depois de uma reunião entre a diretoria, o técnico Jurgen Kloop e o próprio jogador, o zagueiro foi afastado pelo clube inglês. Em um comunicado o Liverpool explicou o afastamento do jogador. “A comunicação formal foi recebida da Uefa afirmando que eles estão investigando uma possível violação antidoping por Mamadou Sakho. O jogador vai responder sobre isso à Uefa. O jogador não tem atualmente qualquer suspensão dos jogos. No entanto, o clube, em consulta ao jogador, decidiu que, enquanto este processo estiver seguindo o jogador não estará disponível para ser selecionado para os jogos”.

Sakho na partida contra o Manchester United, mesmo dia que o exame antidoping foi realizado.

Sakho na partida contra o Manchester United, mesmo dia que o exame antidoping foi realizado.

Cinco dias depois do resultado do teste antidoping ser divulgado, a Uefa anunciou que o zagueiro francês estava suspenso por 30 dias das competições europeias e que a entidade abriria um procedimento disciplinar contra ele. Agora, no início do mês de maio, o Comitê Antidopagem da FIFA decidiu ampliar a suspensão de Sakho para todas as competições de futebol, impedido o jogador de disputar tanto as partidas do Campeonato Inglês e da Liga Europa, como partidas amistosas. Além disso, com essa punição o zagueiro poderá ficar de fora da Eurocopa que acontecerá na França a partir de 10 de junho, já que o atleta também esta impedido de jogar pela seleção francesa. Em uma nota oficial, a entidade confirmou a punição. “O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa decidiu estender a sanção imposta no dia 28 de abril pelo chefe do Órgão de Controle, Ética e Disciplina da Uefa, relacionada ao francês Mamadou Sakho, por uma violação nas regras de antidoping”.

Carreira

O francês de 26 anos, Mamadou Sakho, começou sua carreira no futebol com apenas seis anos jogando no pequeno clube Paris FC. Quando chegou aos doze anos foi para o Paris Saint-Germain, onde mesmo sendo um bom atacante, teve de ser colocado em uma posição mais defensiva, pois o time carecia dessa posição. No início, o jogador demorou para se acostumar com a rotina, sendo até ameaçado de ser expulso caso não melhorasse seu comportamento, mas  melhorou após receber conselhos de seus pais e de seu treinador para concentrar-se nos estudos e no futebol. Depois de um tempo na base do PSG, Sakho assinou pela primeira vez um contrato profissional em fevereiro de 2007. Já no começo de sua carreira profissional no clube francês, o zagueiro foi eleito capitão da equipe na partida contra o Valeciennes, sendo assim o mais novo jogador a ser capitão no PSG e no Campeonato Francês, porém, duas partidas depois Sakho teve uma lesão que o afastou dos gramados por cerca de dois meses. O atleta voltou a jogar na final da Coupe da Liga francesa da temporada 2007/08 e ajudou o PSG na vitória por 2×1 sobre o Lens, conquistando assim seu primeiro título como profissional. Sakho ficou no clube francês até 2013, tendo conquistado uma vez o Campeonato Francês (2012/13), uma Coupe de France (2009/10), uma Coupe de la Ligue (2007/08) e uma Trophée des Champions (2013).

Sakho quando jogava pelo PSG.

Sakho quando jogava pelo PSG.

Em setembro de 2013, o clube inglês Liverpool anunciou a contratação do zagueiro Sakho por £ 18 milhões (R$ 92 milhões). Ele estreou na equipe em um empate contra o Swansea City, porém, sofreu com algumas lesões naquela temporada e não pode comparecer em todos os jogos do Liverpool. Já na temporada seguinte, 20114/15, o jogador fez parte crucial da zaga formada  pelo técnico Brendan Rodgers, apresentando seus bons passes, rapidez e habilidades com a bola. No início da atual temporada, o zagueiro chegou a ser elogiado pelo atual técnico Jurgen Kloop, porém em novembro de 2015 sofreu mais uma lesão, dessa vez no joelho, que o tirou de campo por dois meses. Sua volta aos gramados na partida de volta contra o Borussia Dortmund pelas oitavas de final da Liga Europa foi excelente. Um jogo surpreendente, onde o Borussia marcou 0x2 no primeiro tempo, o Liverpool descontou no início do segundo tempo porém o Borussia fez o terceiro gol, quando todos achavam que o jogo estava definido, o Liverpool iniciou uma reação fantástica e virou o jogo para 4×3, conquistando a vaga para as quartas. Além de marcar muito bem o atacante Aubameyang, Sakho fez o terceiro gol do Liverpool, empatando a partida e ajudando a equipe a virar o placar em um dos jogos mais emocionantes da temporada. Agora, recuperado e jogando muito bem, Sakho ainda está em busca do seu primeiro título pelos Reds.

Boas Apostas!