A última rodada do Campeonato Espanhol (6ª) foi muito especial para um brasileiro, o goleiro Diego Alves, que atualmente defende o Valencia. Aos 31 anos, o goleiro revelado pelo Atlético Mineiro entrou para a história do Campeonato Espanhol ao defender o 17º pênalti da sua carreira no torneio espanhol. Enfrentando no último domingo (25) fora de casa o Leganés pela sexta rodada da competição, Diego sofreu o primeiro gol da partida, o qual foi marcado por Szymanowski aos 21’ do primeiro tempo, e viu sua equipe virar o placar com Nani e com Mário Suárez. Alguns minutos depois do gol da virada do Valencia, Diego Alves acabou cometendo um pênalti, após sair errado pelo alto. Porém, recompensando o seu erro, o brasileiro fez um milagre e defendeu a bela cobrança de Szymanowski, que bateu forte no canto e viu o goleiro defender a penalidade, garantindo a vitória fora de casa do Valencia.

Diego Alves comemorando uma das muitas defesas de pênaltis.

Diego Alves comemorando uma das muitas defesas de pênaltis.

Depois dessa partida, Diego Alves tornou-se o goleiro com mais defesas de pênaltis na história do Campeonato Espanhol. Durante toda a sua trajetória no principal torneio da Espanha, começando pelo Almería em 2007, Diego Alves enfrentou 39 cobranças de pênaltis, sendo que 17 delas foram defendidas, uma foi para fora e outra foi na trave, resultando em um aproveitamento de 49% do brasileiro em penalidades. Atrás de Diego Alves está Andoni Zubizarreta, ídolo do Barcelona nos anos 80 e 90 que defendeu dezesseis penalidades. Porém, Zubizarreta só atingiu essa marca depois de enfrentar 102 pênaltis, resultando em um aproveitamento de apenas 22%.

Lista de defesas

Diego Alves defendendo um pênalti de Cristiano Ronaldo.

Diego Alves defendendo um pênalti de Cristiano Ronaldo.

Entre as temporadas 2007/08 e 2010/11, o goleiro brasileiro Diego Alves defendeu o seu primeiro clube estrangeiro, o Almería da Espanha. Durante o tempo que ficou na equipe espanhola, foi um dos responsáveis pelas boas campanhas da equipe, que na sua primeira oportunidade da primeira divisão do Campeonato Espanhol conseguiu ficar na nona colocação.

Além dos bons resultados atingidos pelo Almería com a ajuda de Diego Alves, o brasileiro também conseguiu resultados individuais muito bons enquanto estava na equipe, principalmente tratando-se de pênaltis. Durante todas as temporadas no Almería, o goleiro enfrentou dezoito penalidades, sendo que seis foram convertidas, um foi para fora, um na trave e dez delas fora defendidas por Diego Alves. Vale ressaltar que entre esses pênaltis defendidos está um cobrado pelo craque Cristiano Ronaldo e um pelo uruguaio Diego Forlán.

Chegando ao Valencia em abril de 2011, Diego Alves continuou tendo bons resultados e manteve sua fama de defensor de pênaltis. Na sua atual equipe, o brasileiro enfrentou vinte e um pênaltis, sendo que quatorze deles foram convertidos e sete foram defendidos por Diego. Entre os jogadores que tiveram suas penalidades defendidas pelo goleiro, estão craques como Diego Costa, na época no Atlético de Madrid, Rakitic do Barcelona e pela segunda vez Cristiano Ronaldo do Real Madrid, que já havia perdido um pênalti da época que Diego Alves defendia o Almería.

Esquecido pela seleção

Diego Alves jogando pela seleção brasileira.

Diego Alves jogando pela seleção brasileira.

Depois de ser convocado para vários amistosos pela seleção brasileira e de conquistar uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, o goleiro Diego Alves tornou-se figurinha certa nas convocações do técnico Dunga, sendo chamado pelo treinador no último torneio em que Dunga atuou como treinador da seleção brasileira, a Copa América Centenário. Porém, na grande maioria das convocações, Diego Alves acabou sendo reserva.

Depois da chegada de Tite para o comando técnico da seleção brasileira, o goleiro de 31 anos perdeu seu espaço na equipe, sem ser chamado pelo treinador nas duas convocações que fez até agora. Nas duas primeiras convocações realizadas por Tite no início da sua passagem pela seleção brasileira, o gaúcho chamou o goleiro Alisson, atualmente no Roma e que já vinha sendo titular tanto com Dunga quanto com Tite, Marcelo Grohe do Grêmio, Weverton do Atlético Paranaense, que foi campeão olímpico e também tem na sua carreira várias penalidades defendidas, e Alex Muralha do Flamengo, chamado na última convocação.

Caso mantenha os bons resultados jogando pelo Valencia, tanto aumentando a quantidade de pênaltis defendidos como fazendo boas defesas e ajudando sua equipe a atingir posições altas no Campeonato Espanhol, o goleiro Diego Alves poderá manter viva a possibilidade de voltar a ser convocado pela seleção brasileira.

Boas Apostas!