A Copa do Brasil, torneio mais democrático do Brasil, chega agora as suas semifinais e os clubes de Minas Gerais e Rio grande do Sul decidem quem irá para a final. Nos últimos 25 anos, ao menos um clube carioca ou paulista figurou entre os quatro finalistas da Copa do Brasil. Este ano e em 1991, foram as únicas vezes em que não tivemos um time do eixo Rio-São Paulo nesta fase da competição. Os mineiros vão ser representados pelo Cruzeiro e Atlético-MG, já os gaúchos não tem do que reclamar também, serão representados pela dupla Grêmio e Internacional. Os sulistas Grêmio e Internacional terão a chance de levar mais um título nacional para o Sul do país, já que os últimos títulos nacionais vieram em 2001, quando o Atlético Paranaense foi campeão brasileiro e o Grêmio faturou a Copa do Brasil naquele ano.

Sorteio das semifinais da Copa do Brasil de 2016.

Sorteio das semifinais da Copa do Brasil de 2016.

Na última quinta-feira (20), um sorteio na sede da CBF, no Rio de Janeiro, definiu os mandos e as datas das semifinais da competição. Ficaram definidas as datas dos jogos, os primeiros confrontos serão feitos no dia 26 de outubro, com partidas entre Internacional x Atlético-MG e Cruzeiro x Grêmio, já no dia 02 de novembro teremos as partidas e volta com os respectivos jogos: Atlético-MG x Internacional e Grêmio x Cruzeiro.  Os confrontos dos mandos obedeceram o critério de não haver dois jogos de times da mesma cidade no mesmo dia e mesmo horário, o que poderia comprometer a segurança da cidade devido a torcidas de grandes rivais, todos os jogos ocorrerão as 21:45h.

Cruzeiro x Grêmio

Escudos do Cruzeiro e Grêmio.

Escudos do Cruzeiro e Grêmio.

Este confronto coloca de frente duas equipes que são os maiores campeões do torneio. O Cruzeiro já acumula quatro conquistas da Copa do Brasil (993, 1996, 2000 e 2003). O Grêmio também já conquistou quatro vezes o torneio (1989, 19994, 1997, 2001). Conforme foram sorteados os dias e mandos de campo pela CBF, como explicamos no primeiro tópico, o Grêmio terá a vantagem de decidir em casa.

O Grêmio chegou até a semifinal após vencer o primeiro jogo na Arena Grêmio por 2 x 1 e empatar com o Palmeiras por 1 x 1 no Allianz Parque. O destaque do time gaúcho é o técnico Renato Gaúcho, que após assumir o time que vinha em crise, conseguiu endireitar o esquema tático e devolveu a confiança ao time, conquistando bons resultados tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa do Brasil.

O Cruzeiro surpreendeu a todos após se classificar, mesmo perdendo o primeiro jogo na Arena Corinthians por 2×1, acabou vencendo por 4×2 o jogo de volta no Mineirão.  Pelo lado do Cruzeiro, temos como destaques alguns goleadores da competição. Temos o atacante argentino Ábila com 5 gols na competição, seguido pelo zagueiro Bruno Rodrigo, o atacante Willian e o meia Robinho, cada um com 3 gols na competição.

Internacional x Atlético-MG

Escudos do Internacional e Atlético-MG.

Escudos do Internacional e Atlético-MG.

Este confronto coloca de frente duas equipes que buscam o título do torneio pela segunda vez, tanto o Internacional que foi campeão em 1992, quanto o Atlético-MG que foi campeão em 2014. Conforme foram sorteados os dias e mandos de campo pela CBF, como explicamos no primeiro tópico, o Atlético-MG terá a vantagem de decidir em casa.

O tricolor gaúcho chegou a semifinal da competição após passar pelo Santos nas quartas de final. O Internacional perdeu o primeiro confronto na Vila Belmiro por 2×1, porém conseguiu reverter o resultado no jogo de volta vencendo por 2×0 e conseguindo a classificação para a semifinal. O destaque fica para os atacantes Vitinho e Sasha, autores dos dois gols na vitória sobre o Santos na segunda partida das quartas de final.

O Atlético-MG chegou a semifinal da competição, após passar pelo Juventude, que inicialmente era menosprezado pelos adversários por atuar na Série C do brasileirão, porém o Juventude eliminou o São Paulo nas oitavas de final e é um clube que agora subiu para a Série B. Enfim, o Atlético-MG passou pelo Juventude após vencer o primeiro jogo no Mineirão por 1×0 e perder o segundo jogo na casa do Juventude por 1×0, levando a decisão para os pênaltis e vencendo por 2×4, com o goleiro Victor defendendo cobrança.

Boas Apostas!