No dia 26 de março, jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, diga-se de passagem que o país vai sediar pela primeira vez uma Copa do Mundo de Futebol,  David Luiz Moreira Marinho, 28 anos, conseguiu unir um país irremediavelmente dividido pela polêmica nos últimos meses.

Lance em que David Luiz leva uma caneta do atacante Suárez.

Lance em que David Luiz leva uma caneta do atacante Suárez.

Conhecido pela sua cabeleira e caretas, o zagueiro foi crucificado, de Norte a Sul, pela sua participação direta em lances que permitiram que o Uruguai empatasse uma partida que perdia por 2 a 0, contra a seleção brasileira, na Arena Pernambuco e por um triz não virasse o placar. Nas redes sociais e mesas redondas, programas de rádio e Tv e páginas de jornais, o cabeludo zagueiro da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain (na época) foi julgado e condenado, quase em unanimidade. Eis as acusações: dar espaço para o uruguaio Edinson Cavani no primeiro gol da Celeste (em cumplicidade com Filipe Luís); ser antecipado por Luís Suárez no tento de empate; e recuar perigosamente, uma bola que quase resultou na virada adversária, a poucos minutos do final da partida. Cabe com agravantes: ostentar um estilo classificado como: estabanado e ansioso por vários de seus críticos e também o fato de desfalcar constantemente a seleção, pelo acúmulo de contusões e cartões amarelos recebidos. Não obstante, no ano passado vestindo a camisa do seu ex clube o PSG, David reencontrou seu algoz novamente agora pela Liga dos Campeões da Europa, , levou duas canetas do uruguaio Suárez que se converteram em gols.

Carreira do defensor

David Luiz, Cássio e Guerrero (Mundial de Clubes 2012).

David Luiz, Cássio e Guerrero (Mundial de Clubes 2012).

David Luiz Moreira Marinho nasceu no dia 22 de Abril de 1987, em Diadema (São Paulo). Seu talento foi revelado ainda na categoria de base do Vitória (2005 a 2007). Chegou ao Salvador da Bahia, quando era adolescente após  ser dispensado pelo São Paulo Futebol Clube. Após mudar a sua posição de volante para zagueiro, teve suas primeiras chances no clube baiano quando o time rubro-negro estava rebaixado na Série C. O jogador teve destaque por sua atuação no time e chamou a atenção de olheiros de um clube de Portugal, o Benfica. No ano de 2007, aos 18 anos, David foi emprestado para o time do velho continente e acabou ganhando um contrato definitivo pouco tempo depois. No Estádio da Luz, em Lisboa, o atleta formava dupla de zaga com Luisão. Não demorou muito para se tornar um ídolo dos portugueses. Após a Copa do Mundo 2010, realizada na África do Sul, David Luiz se tornou peça quase indispensável da equipe ao lado de Thiago Silva. Desde 2011, o craque passou a jogar no Chelsea e logo foi alçado ao posto de ídolo, assumindo a posição na zaga e como volante. Em junho de 2014, pouco antes de estrear no Mundial de Clubes da FIFA, onde foi escolhido o melhor jogador da partida pelo lado do Chelsea. Assinou contrato de cinco anos no valor de 55 milhões de euros com o clube francês Paris Saint-Germain. Depois do anúncio, revelou que tem como objetivo ganhar todos os títulos possíveis, principalmente a Liga dos Campeões da Europa, que já havia conquistado quando jogava pelo time da Inglaterra.

Futuro e Seleção Brasileira

David Luiz e Thiago Silva, se ajudando para levantarem.

David Luiz e Thiago Silva, se ajudando para levantarem.

David Luiz tem como título conquistado pela Seleção brasileira, a Copa das Confederações de 2013. Como um dos homens de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, o segundo capitão do time brasileiro foi um dos nove primeiros a ser escalado para a Copa do Mundo 2014. Jogador versátil joga em duas posições, zagueiro e volante. No Chelsea na sua primeira passagem, em várias partidas foi improvisado como volante ou como queiram falar outros pensadores modernos como uma espécie de libero onde teve uma passagem ótima pelo clube londrino. Infelizmente estava como titular no jogo contra a Alemanha onde a seleção brasileira perdeu por 7 a 1. Agora retornando aos Blues tem novamente a chance de ter um bom desempenho e dar a volta por cima e quem sabe voltar a seleção brasileira. Boa sorte David Luíz.

Boas Apostas!