Na última terça-feira (23) o clube francês Nice anunciou e apresentou o zagueiro brasileiro Dante, que na última temporada defendeu o Wolfsburg da Alemanha. Segundo a imprensa francesa, Dante chegou ao Nice por cerca de € 2 milhões (R$ 7,25 milhões) e deverá ficar por três temporadas. O brasileiro saiu do clube alemão depois de apenas uma temporada e terá a oportunidade de jogar pela segunda vez no futebol francês, já que entre 2004 e 2006 defendeu o Lille.

Zagueiro Dante é a nova contratação do Nice.

Zagueiro Dante é a nova contratação do Nice.

A contratação de Dante foi um pedido do atual treinador do Nice, Lucien Favre, que treinou o zagueiro durante sua passagem pelo Borussia Monchengladbach entre 2011 e 2012. “É um grande zagueiro e sei do seu potencial. A sua experiência vai ajudar muito a nossa equipe nesta temporada e por isso que indiquei a diretoria para trazê-lo”, afirmou o treinador sobre o jogador. O próprio Dante falou sobre Favre quando foi apresentado oficialmente no Nice. “O Favre é uma grande pessoa e tive a oportunidade de trabalhar com ele. É um excelente treinador”. O jogador também falou sobre sua ida par o Nice e o tempo em que ficou no futebol alemão. “Chego a um clube que está disputando competições europeias e venho para ser mais um no grupo. […] Foi uma grande experiência em ter atuado na Alemanha e foram oito anos atuando em uma grande liga que é a Bundesliga e agora volto ao futebol francês onde comecei a minha carreira internacional”.

Dante não foi o primeiro jogador que deixou o Wolfsburg nesta janela de transferência. O também zagueiro brasileiro Naldo deixou os Lobos para jogar pelo Schalke 04, além de Max Kruse que agora está no Werder Bremen e André Schurrle que foi para o Borussia Dortmund. O clube alemão sofreu com o assedio de grandes clubes depois de surpreender a todos chegando até as quartas de final da Liga dos Campeões da temporada passada e acabou perdendo jogadores importantes.

Carreira na Europa

Dante começou sua carreira no Juventude, do Rio Grande do Sul e logo deixou o futebol brasileiro e mudou-se para a Europa. Seu primeiro clube estrangeiro foi o Lille, da França, em 2004, onde conquistou a Copa Intertoto da UEFA de 2004 e acabou saindo em 2006 sem ter muitas oportunidades como titular na equipe francesa. Na sequência, Dante foi para o futebol belga, jogando no Charleroi em 2006/07 e no Standard Liège entre 2007 e 2009, onde conquistou o Campeonato Belga em 2007/08 e 2008/09, e a Supercopa da Bélgica em 2008.

No Bayern de Munique Dante teve seu melhor momento.

No Bayern de Munique Dante teve seu melhor momento.

No fim de 2008, o brasileiro assinou contrato com o Borussia Monchengladbach, onde foi treinado por Lucien Favre entre 2011 e 2012 e se destacou como um dos melhores zagueiros do Campeonato Alemão, ganhando o prêmio de Melhor zagueiro pela Associação dos Jogadores de Futebol da Bundesliga da temporada 2011/12. Em abril de 2012, o jogador acabou sendo transferido para o Bayern de Munique, onde conquistou todos os títulos possíveis em 2013, quando era comandado por Jupp Heynckes, como o Campeonato Alemão, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Além do fato de ter vencido prêmios individuais de melhor zagueiro no Campeonato Alemão em 2012/13 e 2013/14 enquanto defendia o Bayern.

Porém, depois da aposentadoria de Heynckes e de ter participado do famoso 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo do Brasil, o zagueiro brasileiro acabou perdendo espaço no elenco do Bayern e deixou a equipe em agosto de 2015, transferindo-se para o Wolfsburg. Na equipe alemã, o zagueiro teve um bom desempenho, formando a dupla de zaga do Wolfsburg com o também brasileiro Naldo. Ambos ajudaram a equipe a chegar as quartas de final da Liga dos Campeões e a ficar na oitava colocação do Campeonato Alemão.

Depois de oito anos no futebol alemão, Dante chega ao Nice para reencontrar seu melhor futebol e ajudar a equipe na Liga Europa e no Campeonato Francês. O zagueiro poderá fazer sua estreia no próximo sábado (27), quando o Nice enfrentará o Lille pela terceira rodada do Campeonato Francês no Allianz Riviera, estádio do Nice.

Boas Apostas!