A fase de grupos da Liga Europa 2018/19 chegou ao fim e é hora de olharmos para os dados estatísticos da primeira fase da competição. Para os apostadores, esses poderão funcionar como um ponto de partida na hora de apostar na prova a partir da fase a eliminar, pese embora a mudança de contexto.

Gols

UEL144 partidas, 389 gols marcados, média de 2,70 gols por jogo. Assumindo a opção pelo tradicional mercado de gols de mais/menos 2.5, a média de tentos marcados na segunda competição de clubes mais importante da Europa parece indicar que o mais foi tendência. No entanto, olhando para os jogos com mais e menos gols, se verifica que existiram tantos jogos com menos de três gols (72) quanto com esse mesmo número ou mais (72). De resto, o resultado exato que mais vezes se registou foi o 2-0, nomeadamente em 15 ocasiões.

Para esses números muito contribuiu o Sevilha, time que, em seis jogos, marcou 18 gols, perfazendo uma média de três gols por partida disputada. O time do sul de Espanha também foi o emblema que mais goleadas somou, nomeadamente três. No pólo oposto, o Anderlecht teve o pior desempenho no último terço com apenas dois gols marcados.

A pior defesa foi a do histórico francês Marselha, com um total de 16 tentos sofridos. Já o time londrino do Arsenal teve a defesa menos vazada com apenas dois tentos consentidos.

Artilheiro 

Em uma edição que conta com presenças ilustres como as de Arsenal, Chelsea ou até mesmo do próprio Sevilha, seria provável que o artilheiro da fase de grupos pertencesse a um desses três emblemas. No entanto, Moanes Dabour, atacante israelita de 26 anos que está há duas temporadas no Red Bull Salzburg, foi quem reclamou o protagonismo ao marcar nada mais nada menos que seis gols. O internacional por Israel já leva 19 gols apontados em 27 desafios na atual temporada.

100 por cento e menores pontuações

Nessa fase de grupos da Liga Europa 2018/19, foram dois os times que lograram a proeza de vencer todos jogos que disputaram. O Red Bull Salzburg, no grupo B, não deu chances à concorrência e terminou no topo com 18 pontos, resultado dos seis triunfos alcançados. O Eintracht Fankfurt, no grupo H, igualou esse mesmo feito e também arrecadou um total de 18 pontos.

Já em termos de desempenho negativo, destaque particular para quatro times. Ainda que nenhuma equipe tenha terminado a fase de grupos a “zeros”, quatro emblemas não conseguiram fazer mais que um ponto. Os noruegueses do Rosenborg, no gruoo B, os luxemburgueses do Duelange, no F, os gauleses do Marselha, no H, e os turcos do Akhisar, no J.

Boas apostas!