Thibaut Courtois já é conhecido no mundo do futebol a muito tempo, tendo em vista que iniciou sua carreira no Genk da Bélgica, jogando depois no Atlético de Madrid e também no Chelsea, sendo titular por todos estes três clubes, deixando competentes goleiros no banco de reservas e mostrando ao mundo todo o seu talento, especialmente nas apresentações que fez no Campeonato Espanhol, Campeonato Inglês e também na Liga dos Campeões. Desta forma também levou todo o seu talento para a seleção belga, onde então merecidamente recebeu o prêmio de melhor goleiro deste mundial, ou seja, recebeu a luva de ouro.

Ótimo desempenho

É importante lembrar que a posição de goleiro muitas vezes não recebe todo o destaque que merece, ou seja, é muito mais comum acompanhar um atacante se destacar e receber prêmios, do que um goleiro ganhar todo o reconhecimento merecido, desta forma o prêmio de Courtois significa muito, assim escreve seu nome ao lado de grandes jogadores do futebol mundial, como por exemplo Casillas que recebeu o prêmio na Copa do Mundo de 2010, sendo campeão com a Espanha, além de Neuer que também venceu o mundial em 2014 e ainda recebeu a tão desejada luva de ouro. Este feito é de extrema importância para o goleiro que tem apenas vinte e seis anos e que ainda poderá jogar mais duas ou até três copas do mundo pela seleção belga. Com a altura de 1,99m Courtois consegue unir agilidade e muita presença, sendo então uma verdadeira muralha, levando grandes dificuldades para os atacantes, que por muitas vezes acabam perdendo muitos gols, seja pelas defesas de Courtois ou até mesmo pelo fato de saberem da qualidade do goleiro, o que deixa os atacantes cientes de que precisam finalizar com força e com boa pontaria para então superar o goleiro, porém isto traz dificuldades para os jogadores que então muitas vezes acabam finalizando para fora, como por exemplo, Renato Augusto, em uma chance que a seleção brasileira teve para empatar o duelo, porém a finalização acabou indo para fora.

Courtois na Copa do Mundo

A Bélgica alcançou um feito histórico, ficando na terceira posição desta Copa do Mundo e isto aconteceu devido a qualidade de todo o elenco, com jogadores como De Bruyne, Hazard, Lukaku e é claro, Courtois, ou seja, a seleção possui grandes nomes não somente no setor ofensivo, mas também entre os seus defensores. Assim Courtois brilhou em diversos jogos, mostrando boa saída em jogadas aéreas, fazendo defesas em cobranças de falta e também em finalizações de fora da área, mostrando sempre um tempo de bola preciso. O seu melhor momento foi contra a seleção brasileira, onde a Bélgica conseguiu ficar em vantagem abrindo 2X0 no placar, desta forma o Brasil atacou com extrema força, mas Courtois mais uma vez mostrou alto nível, fazendo grandes defesas, impedindo o gol adversário e sendo fundamental para a classificação belga rumo a semifinal do mundial. Apesar da eliminação diante da França pelo placar de 1X0, ainda assim Courtois não recebeu nenhuma crítica, pois o gol sofrido não representou nenhuma falha sua. Desta forma o goleiro segue sendo titular absoluto da sua seleção e com certeza poderá contribuir por muitos anos, levando ainda cada vez mais experiência para dentro de campo. Além disto, alguns grandes clubes já manifestaram interesse no jogador, como por exemplo o Real Madrid, que procura por um substituto para Keylor Navas. Independente do clube ou da competição (caso troque o Campeonato Inglês pelo Campeonato Espanhol) com certeza Courtois continuará jogando em alto nível, mostrando que de fato está entre os melhores do mundo e que é dono de grande qualidade.