Em San José, na Costa Rica, a noite foi de festa. No estádio nacional da Costa Rica, “La Joya de La Sabana”, a seleção da América Central carimbou seu passaporte para a fase de grupos da Copa do Mundo 2018, mas não sem passar por momentos de grande aperto. O gol da classificação surgiu já nos acréscimos.

Foto: "AFP/ Ezequiel BECERRA"

Foto: “AFP/ Ezequiel BECERRA”

Na penúltima jornada da zona CONCACAF de apuramento para a Copa do Mundo 2018, a Costa Rica pôde celebrar, se juntando ao México na lista de apurados. Em noite de receção às Honduras, o time local chegou a estar em muito maus lençóis. Corria o minuto 21 do segundo tempo quando Eddie Hernández abriu o placard a favor da seleção hondurenha, “gelando” o estádio nacional. Após o abalo provocado pelo gol contrário, a Costa Rica partiu para cima das Honduras, pressionou muito junto da baliza do goleiro Donis Escober e o vendaval ofensivo daria seus frutos, mesmo que a falta de esclarecimento e ponderação tenha prejudicado a Costa Rica durante largos minutos. Quando a seleção de Óscar Ramírez mais precisava, Kendall Watson teve cabeça suficiente para marcar o gol da classificação no quinto minuto dos acréscimos, isso após ter servido pelo pé direito de Bryan Ruiz. A precisar de apenas um ponto para assegurar o apuramento de imediato, sem envolvimento em “play-off”, a Costa Rica fez o que lhe competia, chegou nos 16 pontos e garantiu o segundo posto do grupo de classificação, confirmando o quinto apuramento para a fase final de uma Copa do Mundo. Após a sensação provocada em 2014, a Costa Rica fará seu povo sonhar em solo russo.

Estados Unidos até à última

A seleção dos Estados Unidos ainda não está apurada para a fase final da Copa do Mundo 2018, apesar de ter dado um grande passo nesta penúltima rodada. Vencedora da Gold Cup 2016, a equipe treinada por Bruce Arena recebeu e goleou o Panamá por quatro a zero, ultrapassando esse mesmo adversário direto na tabela classificativa. Após uma etapa do apuramento bem atribulada às ordens de Klinsmann, os norte-americanos dão sinais e recuperação, mas só poderão garantir  o apuramento na derradeira rodada. No terceiro posto – dá aceso direto – com 12 pontos, a equipe estadounidense tem apenas mais dois pontos que Panamá e Honduras, se deslocando ao terreno da “lanterna” Trindade e Tobago na derradeira rodada. A conquista de um ponto será suficiente para garantir o apuramento para a fase final da Copa do Mundo 2018, atendendo à vantagem no “goal average”

Boas Apostas!