No dia 16 de setembro tivemos a convocação da seleção brasileira para os próximos dois jogos válidos pelas Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O técnico da seleção brasileira Tite, juntamente com o coordenador-técnico Edu Gaspar, divulgaram a lista dos convocados com 24 nomes dos jogadores para os próximos dois desafios da seleção brasileira, primeiro no dia 06 de outubro em casa contra a Bolívia, depois no dia 11 de outubro contra a Venezuela na casa da Venezuela. Com quinze pontos, a seleção brasileira está na vice-liderança da tabela de classificação, apenas um ponto atrás do líder Uruguai. O Brasil conquistou esta boa colocação após duas boas vitórias, uma fora de casa de 0x3 sobre o Equador, outra em casa em cima da Colômbia por 2×1. O técnico Tite já contava com o apoio popular, pois treinava o Corinthians e já tinha provado e comprovado através de bons resultados e títulos pela equipe paulista, agora depois destas duas vitórias, o torcedor está muito confiante para a sequência dos jogos das Eliminatórias. Outros destaques da equipe são os atacantes Neymar e Gabriel Jesus, o segundo vem sendo a grande revelação da equipe, depois de uma campanha vitoriosa nas olimpíadas do Rio 2016, agora na seleção principal está conseguindo surpreender ainda mais, fazendo dois gols em sua estreia na vitória de 3×0 sobre o Equador.

Os cortados

Marcelo, Casemiro e Douglas Costa.

Marcelo, Casemiro e Douglas Costa.

Na lista dos 24 nomes dos convocados pelo técnico Tite para os próximos dois compromissos tínhamos os seguintes nomes:  Alisson (Roma-ITA), Alex Muralha (Flamengo-BRA), Weverton (Atlético-PR-BRA), Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Atlético de Madrid-ESP), Thiago Silva (PSG-BRA), Daniel Laves (Juventus-ITA), Fágner (Corinthians-BRA), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Giuliano (Zenit-RUS), Lucas Lima (Santos-BRA), Oscar (Chelsea-ING), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI), Willians (Chelsea-ING);Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Palmeiras-BRA) e Neymar (Barcelona-ESP). Porém três destes jogadores se lesionaram e não poderão estar junto com a seleção nos próximos dois compromissos. Dois dos jogadores coincidentemente são do Real Madrid, são eles o lateral Marcelo e o meia Casemiro. Marcelo sofreu uma lesão na panturrilha e Casemiro está com uma fissura na Fíbula na perna  esquerda. Outro que também se contundiu foi o atacante Douglas Costa.

Os substitutos

Wendell, Rafael Carioca e Taison.

Wendell, Rafael Carioca e Taison.

Por causa das lesões dos convocados lateral Marcelo, do meia Casemiro ambos do Real Madrid e do atacante Douglas Costa do Bayern de Munique, Tite teve que chamar outros jogadores para recompor os selecionados. No lugar de Marcelo, Tite chamou o lateral-esquerdo Wendell do clube alemão Bayer Leverkusen e para o lugar do meia Casemiro, Tite convocou o volante Rafael Carioca do Atlético Mineiro e para o lugar do atacante Douglas Costa do Bayern de Munique, Tite chamou o atacante Taison do clube ucraniano Shakhtar Donetsk.

Wendell tem 23 anos, 1,76 m de altura e é canhoto. Atua como lateral-esquerdo e tem passagens pelo Iraty(PR), Londrina(PR), Paraná(PR), Grêmio(RS) e atualmente joga no clube alemão Bayer Leverkusen. O jogador também tem atuações pela seleção brasileira Sub-21 e Sub-23.

Rafael Carioca tem 27 anos, 1,79 m de altura e é destro. Atua como volante e foi revelado pelo Grêmio, depois foi para o Spartak Moscou da Rússia, voltou emprestado para o Vasco da Gama e em 2014 foi comprado pelo Atlético Mineiro onde atua até hoje. O jogador tem passagens pela seleção no Sub-18. Na seleção principal já constou na primeira convocação de Tite contra o Equador e Colômbia.

Taison tem 28 anos, 1,72 m de altura e é destro. Atua como atacante e foi revelado pelo clube Internacional do Rio Grande do Sul. Após três anos nas categorias de base do Internacional e mais três anos na equipe profissional, o atacante foi para a Ucrânia atuar pelo Metalist Kharkiv, onde ficou por dois anos. Em 2013 foi para outro clube da própria Ucrânia, o Shaktar Donetsk, onde atua até hoje.

Boas Apostas!