O Corinthians em 2016 passou por um momento conturbado de transformação e importantes desfalques. Após ter sido Campeão Brasileiro em 2015, o time paulista sofreu um grande desmanche com a saída dos zagueiros Felipe Augusto, Gil e Edu Dracena, dos meias Renato Augusto, Jadson e Ralf, juntamente com os atacantes Malcom e Vágner Love. Se não bastasse todos estes desfalques, o então técnico do Corinthians Tite recebeu uma proposta para comandar seleção brasileira, substituindo o técnico Dunga que decepcionou a todos sofrendo uma eliminação precoce na Copa América Centenário nos EUA, sendo eliminado na primeira fase com uma derrota para a seleção do Peru.

Após a saída de Tite, Cristóvão Borges foi anunciado como novo técnico, porém logo foi demitido após resultados negativos, então o timão passou a ser comandado pelo técnico interino Fábio Carille que acabou sendo substituído pelo técnico Oswaldo Oliveira, que comandou vinha treinando o Sport Club do Recife desde abril de 2016. Oswaldo já teve passagem histórica pelo Corinthians em 1999/00, quando conquistou o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro de 1999 e o Título Mundial de Clubes da FIFA de 2000. Hoje é o atual técnico do Corinthians e atualmente, depois da 34ª rodada, deixou o Corinthians na 7ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do Atlético Paranaense. O técnico Oswaldo Oliveira já deixou claro sua intenção de poder contar com dois jogadores do Sport para a temporada de 2017, são eles os meias Diego Souza e Rithely. Além das especulações sobre os dois meias do Sport Club de Recife, Diego Souza e Rithely, o Corinthians já concretizou algumas contratações para a próxima temporada. Os nomes já anunciados são de Luidy do CRB-AL, o experiente Atacante Jô que estava no Jiangsu Suning e Wagner que estava no Tianjin Teda.

Diego Souza e Rithely

Diego Souza e Rithely atuando pelo Sport Club de Recife.

Diego Souza e Rithely atuando pelo Sport Club de Recife.

O Sport Club do Recife, embora não esteja tão bem classificado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, atualmente ao final da 34ª rodada figurando na 14ª posição, tem grandes jogadores em seu elenco, dois deles são justamente os atletas pretendidos pelo técnico Oswaldo Oliveira para 2017 no Corinthians, os meias Diego Souza e Rithely.

O meia Diego Souza trata-se de um goleador nato, atualmente ele divide a artilharia do Campeonato Brasileiro com o atacante do Atlético Mineiro Fred, os dois com 13 gols marcados. Em 12 anos de futebol profissional, o experiente meia de 31 anos que foi revelado pelo Fluminense, atuou pelo Benfica de Portugal, pelo Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, futebol árabe, Ucraniano e vem atuando pelo Sport Club do Recife. O técnico Oswaldo Oliveira já deixou claro para a diretoria do clube que Diego Souza é uma peça importante para seus planos em 2017.

Outra peça importante para o técnico Oswaldo Oliveira no time do Corinthians em 2017 é o meia Rithely, que tem como característica principal o desarme do adversário. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o meia é o terceiro maior ladrão de bola da competição, com um total de (62 desarmes em 28 jogos), só o superam os meias do Flamengo Willian Arão (79 desarmes em 33 jogos) e Márcio Araújo (73 desarmes em 32 jogos). O grande problema vem sendo a dificuldade na negociação do jogador, já que o volante de 25 anos tem uma multa rescisória bastante alta e um contrato extenso até 2019. Porém o Sport tem somente 50% dos direitos econômicos do atleta e os outros 50% pertencem a um grupo de investidores que se interessou na negociação e concordam que o jogador vá para o Corinthians. Rithely foi comprado pelo Sport em 2011, por R$ 250 mil. O meia veio do Goiás, clube que o revelou, e atuando pelo Sport, já tem chamado a atenção de grandes clubes como Fluminense, Palmeiras e até o mercado chinês. A diretoria do Corinthians está pensando em comprar parte dos direitos econômicos do jogador ou negociar uma possível troca ou empréstimo de jogadores como o volante Marciel e o meia-atacante Marlone, porém nada ainda foi definido.

Boas Apostas!