A Coreia do Sul acolhe, por estes dias, mais uma edição da Copa do Mundo de sub-20. Marcada desde o início pela ausência da seleção brasileira, a competição tem sido bem rica em surpresas, como de costume. As quartas já estão definidas.

Foto: "AP"

Foto: “AP”

Na ausência do Brasil, as seleções de Argentina, Alemanha, Portugal e França figuravam como principais candidatas a vencer a Copa do Mundo na categoria de sub-20. Na realidade, definidas que estão as quartas, a equipa portuguesa é a única que permanece em prova, isso após uma fase de grupos bem atribulada (uma vitória, um empate e uma derrota) que culminou com o acesso no segundo lugar. Nas oitavas, a seleção portuguesa, eliminada nas quartas pelo Brasil em 2015, venceu a Coreia do Sul, formação “da casa”. De resto, os coreanos foram os responsáveis pela eliminação da Argentina, nação que voltou a rubricar uma prestação bem modesta, tal como em 2015 na Nova Zelândia. No frente a frente com a “albiceleste”, os coreanos venceram por dois a um com gols dos “culés” Lee Seung-Woo e Paik Seung-Ho, jogadores da “cantera” o Barcelona. Os três pontos conquistados não foram suficientes para a Argentina avançar, uma vez que não foi uma das quatro melhores de entre as seleções que terminaram em terceiro nas respetivas chaves. A partir do grupo A, além dos coreanos, avançou também a Inglaterra, nação determinada em combater os insucessos recentes em torneios de base. Nas oitavas, bateu a Costa Rica por dois a um.

Na fase de grupos, só duas seleções terminaram as respetivas chaves com 100% de aproveitamento: A seleção francesa e a surpreendente Venezuela. O time gaulês, dotado de tradição na prova, caiu no clássico do futebol mundial com a congénere italiana, perdendo por dois a uma e se ficando pelas oitavas. Os venezuelanos, por seu turno, fizeram história ao se classificarem pela primeira vez para as quartas da prova, graças a um triunfo sobre o Japão por uma bola a zero com um gol de Yangel Herrera na prorrogação.

Outra bela surpresa nessa Copa de sub-20 é a Zâmbia. O time africano levou a melhor sobre Portugal na fase de grupos (2-1) e nas oitavas enfrentou a Alemanha, vencendo por 4-3 nos acréscimos, após empate a três no tempo regulamentar. Uruguai, México e Estados Unidos completam o lote de times apurados.

O início da disputa das quartas de final está marcado para o próximo domingo, com a realização de dois encontros.

Confrontos das quartas:

Portugal – Uruguai
Venezuela – Estados Unidos
Itália – Zâmbia
México – Inglaterra

Boas Apostas!