23 seleções nacionais já têm presença assegurada na fase de grupos da Copa do mundo 2018. Restam nove vagas para a competição que vai decorrer entre os dias 14 de junho e 15 de julho de 2018 em solo russo.

Copa do MundoAlemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, México, Panamá, Egito, Nigéria, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão são as nações que já garantiram presença na fase final da Copa do Mundo 2018, desde já marcada pela ausência de três campeões continentais: o Chile (América do Sul), os Camarões (África) e os Estados Unidos (América do Norte e Central). A Islândia e o Panamá são os dois grandes estreante no certame de seleções mais importante à face da terra.

América do Sul (CONMEBOL)

A última rodada da fase e apuramento na América do Sul ficou marcada pela surpreendente eliminação do Chile, 6º na tabela final do apuramento. O Peru acabou por conquistar o 5º lugar e, com ele, o acesso ao “play-off” que será disputado a duas mãos diante do vencedor da zona OFC (Oceânia), nada mais nada menos que a seleção da Nova Zelândia. A ida se joga a 8 de novembro e a volta passado uma semana, a 15.

África (CAF)

A qualificação na zona africana leva uma rodada de atraso em relação às dos demais continentes, faltando cumprir a derradeira rodada nos cinco grupos da terceira fase de apuramento da CAF. Os grupos B e E estão definidos com Nigéria e Egito a avançarem para a fase de grupos, mas o clima ainda é de indefinição nos grupos A, C e D. Se o ciclo de apuramento terminar tal e qual como está, avançarão para a fase final da Copa do Mundo as seleções de Tunísia, Marrocos e Senegal – não existe “play-off”.

Ásia (AFC) e América do Norte (CONCACAF)

A Austrália deu-se bem no primeiro dos dois “play-offs” que precisa de disputar rumo à fase final da Copa do Mundo 2018. No “play-off” continental, disputado com a Síria, os australianos precisaram de ir ao prolongamento para eliminarem a adversária, graças a uma vitória em Sydney por 2-1 (1-1 na ida) com um “bis” de Tim Cahill. O gol decisivo foi marcado já no prolongamento e os australianos vaão agora defrontar a seleção das Honduras, seleção que terminou em posição de apuramento pata o “play-off” na zona CONCACAF. A ida está marcada para 8 de novembro e a volta para dia 15 do mesmo mês.

Europa (UEFA)

Na zona de qualificação europeia, oito seleções aguardam para conhecer as suas sortes no “Play-off” de acesso à Copa do Mundo 2018, com o sorteio agendado para a próxima terça-feira (17). Itália, Dinamarca, Croácia, Suíça, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Grécia e Suécia aguardam para conhecer suas sortes, sabendo de antemão que as quatro primeiras anteriormente citadas são cabeças de série.

Os dois jogos da eliminatória serão disputados entre 9 e 14 de novembro. O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo 2018 está marcado para dia 1 de dezembro.

Boas Apostas!