Na França, essa semana serviu para definir as vagas nas quartas da Copa da Liga francesa. A maior surpresa correspondeu à eliminação do Marselha, time que tem estado alheado do sucesso nessa temporada.

Rudi Garcia na “corda bamba”

Foto: "L. Urman / SIPA"

Foto: “L. Urman / SIPA”

Cinco jogos sem vencer, seis derrotas nos últimos dez desafios, eliminação na fase de grupos da Liga Europa com zero pontos e, nessa quarta-feira (19), queda às mãos do Estrasburgo nas oitavas da Copa da Liga francesa. O cenário é negro para o histórico Marselha e o despedimento de Rudi Garcia é um cenário que ganha cada vez mais força, embora estejamos a falar de um técnico que, em outubro, renovou contrato com o emblema do Velódrome até 2021. Segundo a imprensa gaulesa, após a eliminação diante do Estrasburgo na decisão através da marcação de grandes penalidades, a tolerância desceu para zero e um deslize no encontro do próximo final de semana, ante o Angers, poderá ditar o despedimento de Rudi Garcia.

Orléans deu luta ao PSG

Perspetivava-se que o duelo entre Orléans (Ligue 2) e PSG fosse um dos mais desequilibrados da ronda, mas a expetativa não se confirmou e o time do escalão inferior deu boa réplica à equipe parisiense. Apesar de ter abdicado de alguns habituais titulares, o PSG se apresentou com um time invejável e venceu por dois a um, gols de Edinson Cavani e Moussa Diaby. O encontro chegou a estar empatado a uma bola durante 12 minutos, cortesia de um tento apontado por Joseph Lopy.

Lyon em gestão avança

O Lyon não sentiu grandes dificuldades para vencer no terreno do Amiens, embora o resultado final de três a um dois sugira um cenário diferente. A expulsão de Khaled Adénon ainda antes da meia hora, quando o Lyon já vencia por um a zero, facilitou a tarefa do time orientado por Bruno Génésio que chegou a estar em vantagem por três gols sem resposta à hora de jogo, sofrendo o 1-3 a 20 minutos do fim em virtude de uma infelicidade de Jason Denayer e o 2-3 final já ao minuto 90, na cobrança de uma grande penalidade.

Mônaco sorri

A atual temporada tem sido bem difícil para o time do Principado e a chegada de Thierry Henry pouco alterou. Nessa quarta-feira, o time que veste de vermelho e branco foi capaz de passar pelo Lorient nas quartas da Copa da Liga ao vencer por um a zero, cortesia de um gol apontado por Giulian Biancone a 20 minutos do fim, jovem defesa de apenas 18 anos que cumpriu apenas seu terceiro encontro com a camisa do time principal do Mônaco.

Nos restantes desafios, o Rennes, com novo treinador, se impôs em casa ao Nantes por dois a um, enquanto o Bordeaux foi vencer a Dijon (0-1) e o Guingamp teve que ir até às grandes penalidades para eliminar o Nice (1-3) após um empate sem gols no tempo regulamentar.

Nas semis, teremos os seguintes confrontos – agendado para a primeira semana de janeiro:

PSG – Guingamp
Bordeaux – Le Havre
AS Mônaco – Rennes
Lyon – Estrasburgo

Boas apostas!