Confirmação da nova competição

Mal acabou a Eurocopa de 2016, vencida pela seleção de Portugal, já começaram os preparativos para a edição do torneio de 2020. Na mesma semana em que divulgou a logo da Eurocopa de 2020 e as cidades-sedes da competição (serão treze cidades-sedes em comemoração aos 60 anos do torneio) a UEFA divulgou detalhes do novo torneio criado pela entidade máxima do futebol na Europa. Em 2014 foi anunciada pela UEFA a criação de uma nova competição para as seleções europeias, a Liga das Nações. O novo torneio será disputado pela primeira vez em 2018 e contará com as 54 associações europeias, ocupando as datas que antes eram ocupadas com partidas amistosas entre as seleções europeias. Confira em seguida o regulamento da Liga das Nações e como a nova competição interfere na Eurocopa.

Regulamento da nova competição

Imagem divulgada pela UEFA explicando a Liga das Nações.

Imagem divulgada pela UEFA explicando a Liga das Nações.

A primeira edição da Liga das Nações será iniciada em setembro de 2018, tendo as 55 seleções europeias serão divididas em quatro ligas, A, B, C e D. As Ligas A, contendo as principais seleções, e B contarão com doze seleções cada uma, as quais serão dividas em quatro grupos com três equipes cada um. Já as Ligas C e D contarão respectivamente com 15 e 16 seleções, as quais serão divididas também em quatro grupos. A divisão das seleções acontecerão através da colocação de cada equipe no ranking de seleções da UEFA divulgado em novembro de 2017, logo depois do fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, ou seja, as doze seleções melhores colocadas ficarão na Liga A, enquanto as seleções seguintes até a 24ª colocação ocuparão os grupos da Liga B e assim por diante.

As partidas da Liga das Nações serão realizadas nas seis Datas FIFA no fim de 2018, antes do início das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. Cada seleção enfrentará as duas ou três seleções adversárias do seu respectivo grupo em partidas de ida e volta. Os primeiros colocados de cada grupo da Liga B, C e D ‘sobem’ de divisão, ou seja, a seleção melhor colocada da Liga B classifica-se para a Liga A e nas Ligas C e D acontecerá a mesma coisa. Já na Liga A, os quatro primeiros de cada grupo classificam-se para o ‘Final Four’, que será disputado em junho de 2019, valendo o título da competição. Nesta etapa da Liga das Nações, as quatro seleções classificadas se enfrentam nas semifinais e na grande final, sendo que essas partidas serão disputadas em algum país escolhido pelo Comitê Executivo da UEFA.

Como a Liga interfere nas Eliminatórias para a Eurocopa

Imagem divulgada pela UEFA explicando a ligação entre a Liga das Nações e a Eurocopa.

Imagem divulgada pela UEFA explicando a ligação entre a Liga das Nações e a Eurocopa.

Ao contrário do que se imaginava, a Liga das Nações não substituirá a Eurocopa, muito pelo contrário, o novo torneio servirá como uma nova forma de classificação para a Euro. Das vinte e quatro vagas para a fase final da Eurocopa, vinte continuarão sendo conquistadas através das Eliminatórias para a Eurocopa, onde as 54 seleções europeias serão sorteadas de acordo com o ranking da Liga das Nações de 2018/19 e depois serão divididas em dez grupos, em que as duas primeiras colocadas de cada grupo classificam-se para a competição continental. Vale destacar que se antes as eliminatórias eram disputadas logo depois da Copa do Mundo, desta vez será iniciada em março de 2019 e encerrada em novembro de 2019.

A partir das quatro Ligas da Liga das Nações serão formados quatro grupos com quatro equipes que não se classificaram para a Eurocopa. Cada uma das Ligas (A, B, C, D) preencherá o grupo de acordo com o seu ranking interno, ou seja, com as quatro seleções melhores colocadas da Liga que não conseguiram uma vaga na Eurocopa através das Eliminatórias. Caso a Liga A tenha menos que quatro seleções não classificadas, uma equipe da Liga B subirá de divisão, ocupando a vaga, enquanto a Liga B preencherá sua vaga com o quinto melhor colocado, e assim sucessivamente. As partidas desta fase serão disputadas em março de 2020, contando com semifinais e a grande final, inicialmente em campo neutro. O vencedor de cada grupo conseguirá sua vaga na Eurocopa de 2020.

Boas Apostas!