Claude Puel surge na linha da frente para suceder a Craig Shakespeare no comando do Leicester City. O técnico francês que esteve ao serviço do Southampton até junho deste ano volte a assumir o comando de uma equipa e logo na nação em que treinou pela última vez.

Foto: "BPI/James Marsh"

Foto: “BPI/James Marsh”

O mau início de campanha protagonizado pelo Leicester City resultou na demissão de Craig Shakespeare, treinador que tinha sucedido a Claudio Ranieri no comando e que acabou por abandonar o clube na semana passada. Desde então, os “Foxes” entraram em campo duas vezes e venceram tanto na deslocação a casa do Swansea (1-2) para a Premier League como na receção ao Leeds United para a Taça da Liga inglesa, partidas em que alinharam sob as ordens de Michael Appleton, treinador que no entanto não deverá passar da condição de interino.

Enquanto a “Sky Sports” fala em “negociações muito avançadas” entre a direção do clube e o próprio Claude Puel, o diário desportivo francês “L’Équipe” vai mais longe e escreve mesmo que o Leicester e o treinador já têm acordo, faltando apenas a oficialização. Caso este cenário se confirme, o Leicester vai ser a segunda equipa orientada por Claude Puel em Inglaterra, visto que o treinador esteve ao serviço do Southampton durante a época 2016/17. O acesso à final da Copa da Liga inglesa figura como o maior mérito de Puel no comando dos “Saints”, uma vez que não foi capaz de ultrapassar a fase de grupos da Liga Europa e ficou fora dos postos de acesso à Liga Europa na Premier League. Puel acabou por deixar o clube em junho de 2017, antes do início da época oficial – Mauricio Pellegrino foi o seu sucessor.

Antes de chegar ao St. Mary’s, Puel tinha passado toda sua carreira de técnico no país natal, França. Começou no Mónaco na temporada 1998/1999, se sagrando campeão da Ligue 1 na época 1999/2000 – após uma carreira de jogador inteiramente dedicada ao emblema do principado – e posteriormente passou por Lille, Lyon e Nice. Agora, Claude Puel está perto de se tornar no primeiro treinador francês da história do Leicester, emblema que na próxima rodada da Premier League recebe o Everton, em partida agendada para domingo. O objetivo primeiro é fazer com que os “Foxes” ascendam na tabela de modo a criarem uma margem confortável em relação aos últimos três pontos. O acesso europeu, esse, poderá corresponder a uma meta demasiado ambiciosa, pelo menos para já.

Boas Apostas!