Aymeric Laporte estará muito perto de ser anunciado como novo jogador do Manchester City. A imprensa espanhola dá como certa a transferência do zagueiro basco para o time comandado por Pep Guardiola.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

“Uma questão de horas até que se torne oficial”. É dessa forma que o jornal espanhol “Sport” descreve a situação de Aymeric Laporte, jogador que está na iminência de deixar o Athletic Club Bilbao e rumar ao Manchester City. A direção dos “Sky Blues” satisfaz, dessa forma, uma das prioridades de Pep Guardiola para essa janela de inverno: o reforço da zaga. Nesse momento, o treinador catalão conta com a dupla Otamendi-Stones que tem dado garantias no setor mais recuado, mas a verdade é que carece de alternativas a essa dupla: as lesões têm sido uma constante no percurso de Kompany, incapaz e ter sequência, e Mangala não é a melhor opção para a proposta de jogo do atual líder da Premier League.

Após ter falhado a contratação de Virgil van Dijk, jogador que se transferiu do Southampton para o Liverpool, o City se prepara para acertar com Aymeric Laporte, jogador que já tinha estado nas cogitações do clube no passado.

Segundo o “Sport”, o acordo é total. O Manchester City já chegou a acordo com o jogador relativamente a aspetos salariais e junto do Athletic, atual detentor do passe de Laporte, os ingleses demonstraram abertura para pagar o valor da multa rescisória: 65 milhões de euros (R$275 milhões). No Etihad, o jogador de 24 anos tem à sua espera um contrato válido por cinco temporadas.

As vantagens segundo o “Sport”

Na notícia em que revela o acerto, o “Sport” aponta os motivos que levaram Guardiola a avançar para a contratação de Laporte: é um zagueiro com boa saída, esquerdino, pode desempenhar as funções de lateral esquerdo – importante tendo em conta as lesões de Mendy e Delph – e pode ser inscrito para a disputa da Liga dos Campeões, prova em que o City tem ambições, ainda para mais com a situação na Premier League bem segura.

Nascido em Agen, região basca da França, Laporte foi descoberto pelo Athletic Bilbao em 2009 e recrutado no ano seguinte, integrando a base do clube. Estreou no profissional pela mão de “El Loco” Bielsa e desde então que e tem afirmado no clube como um dos pilares da defesa. Já foi convocado para a seleção principal da França, mas ainda foi a jogo com a camisa da principal seleção dos “Les Bleus”. Nessa temporada 2017/18, Laporte já cumpriu 30 partidas com a camisa do Athletic e fez um gol. Nas últimas três temporadas, nunca fez menos de 40 jogos em cada uma delas.

Boas Apostas!