Concluído que está mais um fim-de-semana futebolístico em solo europeu, são quatro os emblemas que seguem invictos nos seus campeonatos. Nas ligas “top 5” europeias – Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França -, só Manchester City, Barcelona, Atlético de Madrid e Inter de Milão pontuaram em todas as rondas disputadas até então. Antes desse fim-de-semana, havia mais três times nesse lote.

Foto: "Manchester City FC"

Foto: “Manchester City FC”

Na Premier League não há quem se imponha ao Manchester City de Pep Guardiola, time que já lidera com oito pontos de vantagem em relação ao rival United, margem que nas “top 5” só é superada pelo PSG, na França. Em 15 rodadas, os “Citizens” venceram 14 jogos e empataram uma vez, sendo que nessa rodada receberam o West Ham e levaram a melhor de “virada”, depois de terem visto os londrinos chegaram ao descanso em vantagem no marcador. Nicolás Otamendi e David Silva se encarregaram de dar a volta aos acontecimentos na tarde em que o goleiro Adrián esteve a um nível bem elevado.

Em solo espanhol,  antes da realização da ronda 14, havia três times ainda invictos: Barcelona, Atlético de Madrid e Valência. O Barça, líder da prova, não foi além de um empate a dois gols com o Celta de Vigo no Camp Nou, mas ainda assim conseguiu “ganhar” um ponto ao Valência, vice-líder que caiu pela primeira vez nessa La Liga 2017/18 ao perder com o Getafe (1-0) na ida até aos subúrbios de Madrid. Também na capital, o terceiro colocado Atlético de Madrid somou mais uma vitória na receção à Real Sociedad e prolongou o estatuto invicto, aproveitando o empate sem gols do rival Real Madrid na visita a Bilbao.

Na Itália, o fim-de-semana começou de forma bem quente com a realização do duelo entre os rivais Nápoles e Juventus logo na sexta-feira. O melhor arranque de sempre da equipe napolitana chegou ao fim com uma derrota caseira diante da hexacampeã Juventus por uma bola a zero, gol de… Gonzalo Higuaín, “persona non grata” no San Paolo. Perante este cenário, já só há um time sem derrotas no campeonato italiano, nada mais nada menos que o Inter de Milão, emblema que aproveitou para assumir a liderança ao golear o Chievo e prolongando seu estatuto invencível. Há quase dois anos que o time “nerazzurro” não liderava a prova.

Já não há times invictos na França. O demolidor PSG esbarrou na extrema eficácia do recém-promovido Estrasburgo, participando daquele que foi um dos grandes choques do fim-de-semana. O atual líder da Ligue 1 perdeu pela primeira vez nas imediações da fronteira com a Alemanha, saindo derrotado da casa do Estrasburgo por duas bolas a uma. Curiosamente, precisamente na Alemanha, cenário idêntico: não há quem ainda não tenha perdido. Mais que isso: nenhum time averbou uma só derrota, sendo que todos saíram derrotados pelo menos duas vezes na atual edição da competição, incluindo o líder Bayern de Munique.

Boas Apostas!