Foi divulgada no início de semana a lista dos 100 jovens mais valiosos que atuam nos cinco principais campeonatos europeus: alemão, espanhol, inglês, italiano e francês. O estudo divulgado pelo Observatório do Futebol teve em consideração diversos critérios e considerou cinco jogadores de nacionalidade brasileira em uma lista com vários nomes ainda desconhecidos do grande público.

Sem surpresas, Gabriel Jesus é o “Canarinho” mais bem cotado nessa lista de jogadores com menos de 21 anos, surgindo no sexto posto da classificação. O internacional brasileiro vendido pelo Palmeiras tem contrato com o Manchester City até 2021 e, nessa lista, só é ultrapassado por Lylian Mbappé, Dele Alli, Leroy Sané, Ousmane Dembélé e Marcus Rashford. Segundo a mesma fonte, a cotação do jogador está nos 108,4 milhões de euros e nessa temporada sua cotação já disparou 105 por cento.

Foto: "AFP PHOTO / NICOLAS TUCAT / Getty Images"

Foto: “AFP PHOTO / NICOLAS TUCAT / Getty Images”

Malcolm Filipe é o segundo brasileiro melhor colocado na tabela, surgindo na posição 28. O jogador que chegou na França proveniente do Corinthians assinou contrato com o Bordeaux até 2021, mas suas prestações levam a crer que dificilmente permanecerá tanto tempo no clube. Utilizado com regularidade, em 16 partidas para a Ligue 1, já marcou sete gols e fez quatro assistências. Sua cotação atual está nos 37,6 milhões de euros, o que sugere uma valorização na ordem dos 26 por cento.

É uma das sensações da temporada na Inglaterra, daí que a sua percentagem de valorização (segundo o Observatório do Futebol) não seja tão surpreendente quanto isso. Revelado pelo América-MG e com passagem posterior pelo Fluminense, Richarlison de Andrade tem sido um dos jogadores mais utilizados no Watford, acumulando boas prestações e aspirando a voos mais altos, tanto que já foi noticiado o interesse do Tottenham nos seus serviços. A cotação de Richarlison, com contrato com os “Hornets” até 2022, disparou nada mais nada menos que 144 (!) por cento, sendo que seu valor de mercado se situa nos 30,5 milhões de euros.

Gerson Silva, meia de 20 anos revelado pela boa base do Flu, surge igualmente entre os eleitos. Vendido pelo time Carioca aos italianos da AS Roma, fez 11 jogos em toda a temporada 2016/17 com a camisa do time da capital. Nesse ano, quando ainda nem chegámos a meio da temporada, Gerson já leva 13 partidas realizadas, mais duas que no anterior exercício, assim como dois gols apontados. Tem ajudado seu time tanto no campeonato como na Liga dos Campeões, daí que se apresente com um índice de valorização na ordem nos 94 por cento, valor concreto de 12,2 milhões de euros, em igualdade com Ben Chilwell do Leicester.

O lateral Jorge de Oliveira ainda vem ganhando seu espaço no elenco do Mónaco, mas já consta nessa lista de 100 elementos. Revelado pelo Flamengo, Jorge está na posição 89 com um valor atual de mercado na ordens dos 11,4 milhões de euros, contando com uma valorização de 73 por cento na atual temporada. O jovem revelado pela base do Flamengo é o último brasileiro nesse ranking.

Boas Apostas!