A penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 está aí e se fazem as primeiras contas relativas ao apuramento para as oitavas da competição de clubes mais importante no panorama europeu. Nessa terça-feira (21), se disputam os jogos dos grupos E, F, G e H. Dentro dessas quatro chaves, Manchester City e Tottenham são os únicos dois emblemas já apurados.

Grupo E

O Liverpool lidera a chave com oito pontos conquistados e é o único time invicto nesse grupo E da Liga dos Campeões. O Sevilha surge imediatamente atrás com sete pontos e aspirações bem intactas relativas ao apuramento. Quem também continua a olhar para a possibilidade de se apurar para a próxima fase é o campeão russo Spartak de Moscovo. O Maribor “lanterna” com um ponto, segue com hipóteses que se tomam por meramente matemáticas.

Os “Reds” têm uma exigente deslocação ao Sánchez Pizjuán nessa rodada, palco em que vão tentar segurar a liderança da chave. Horas antes, o Spartak de Moscovo recebe o Maribor e, em caso de vitória, chegará sempre à última rodada na discussão pelo acesso às oitavas bem como do primeiro posto – a conquista de um ponto serve para garantir lugar na Liga Europa. Para seguir já hoje para as oitavas, o Liverpool precisa fazer melhor que o Spartak.

Grupo F

Foto: "Francesco Pecoraro/Getty Images"

Foto: “Francesco Pecoraro/Getty Images”

O pleno de vitórias nas primeiras quatro rodadas permitiu ao Manchester City de Pep Guardiola assegurar ao apuramento para as oitavas da Liga dos Campeões, tentando agora garantir o primeiro lugar. A meta poderá ser alcançada já nessa rodada desde que o time inglês que recebe o “lanterna” Feyenoord (ainda sem pontos) consiga fazer melhor que o Shakhtar Donetsk de Ismaily, Márcio Azevedo, Fred, Taison, Alan Patrick, Dentinho e Bernard na visita ao San Paolo para enfrentar o Nápoles. Os italianos estão em posição de acesso à Liga Europa com três pontos e ainda sonham com o apuramento, precisando para tal de vencerem nas últimas duas rodadas, dependendo sempre de terceiros, nomeadamente do resultado do Shakhtar na receção ao Manchester City.

Grupo G

A noite desta terça-feira poderá ser de festa para os fervorosos torcedores do Besiktas. O campeão turco só precisa de pontuar na receção ao Porto para se assegurar nas oitavas da Liga dos Campeões com estatuto de líder do grupo. Para o time português que visita a recente Vodafone Arena, importa pontuar, ficando a torcer por uma derrota do RB Leipzig na deslocação ao AS Mónaco, campeão francês que tem sua tarefa bem complicada e até poderá ser eliminado já esta terça-feira. Se o time alemão vencer no Principado, assegura, já que mais não seja, a presença na próxima fase da Liga Europa.

Grupo H

O grupo do campeão europeu Real Madrid já tem um apurado conhecido: o time inglês do Tottenham, ainda invicto na prova, ainda que a liderança da chave não esteja assegurada. O Real Madrid surge na segunda posição com sete pontos e tem a classificação otimamente encaminhada, precisando fazer melhor que o Borussia Dortmund – time alemão que recebe o Tottenham – na ida até ao Chipre para enfrentar o APOEL, equipe de Nicósia que continua a possuir aspirações no que respeita ao acesso à Liga Europa.

Boas Apostas!