Na tarde da última terça-feira (13) o Figueirense anunciou o desligamento de um dos jogadores mais experientes do seu elenco, o meio-campista Carlos Alberto. O anúncio do desligamento do jogador foi feito antes de uma entrevista coletiva por Branco, assessor do presidente do clube catarinense. “Eu gostaria de comunicar que em uma decisão em conjunto da diretoria e comissão técnica, o Carlos Alberto está desligado. A decisão foi tomada, gostaríamos de agradecer ao Carlos, é um grande jogador, pessoa maravilhosa.

Carlos Alberto não joga mais pelo Figueirense.

Carlos Alberto não joga mais pelo Figueirense.

Agora é pensar nas 14 decisões que temos pela frente”, afirmou Branco lembrando que o Figueirense tem quatorze rodadas para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Logo depois de anunciar a saída de Carlos Alberto, Branco saiu sem responder nenhuma pergunta, dando a palavra ao técnico Tuca Guimarães, que por sua vez pediu para que os jornalistas não perguntassem sobre o assunto, afirmando estar ali para falar sobre o próximo jogo do Figueirense, que será contra o América Mineiro na próxima quarta-feira pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O meio-campista Carlos Alberto chegou ao Figueirense em abril de 2015, mas acabou sendo dispensado por conta de uma lesão. No ano seguinte, Carlos Alberto participou de quinze jogos e marcou quatro gols, ajudando o Figueirense a conquistar cinco vitórias, dois empates e oito derrotas em partidas que esteve jogando. Ao todo, Carlos Alberto disputou trinta partidas pelo Figueirense e marcou oito gols.

Polêmicas com treinador adversário e companheiros

Levir Culpi e Carlos Alberto discutindo no intervalo da partida entre Fluminense e Figueirense.

Levir Culpi e Carlos Alberto discutindo no intervalo da partida entre Fluminense e Figueirense.

Um dos prováveis motivos do desligamento de Carlos Alberto do Figueirense foram as polêmicas que o meio-campista se envolveu nos últimos dias. A primeira foi depois da derrota fora de casa por 3×2 para o Fluminense pela 18ª rodada do Brasileirão.  A discussão começou no intervalo da partida com Carlos Alberto indo tirar satisfação com o treinador do Fluminense sobre um lance em que Gustavo Scarpa se machucou e Carlos Alberto queria o fair play para o Figueirense. Logo na sequência, o meio-campista do Figueirense falou com alguns repórteres na beira do gramado, acusando Levir de mandar o zagueiro Wellington Silva lhe machucar e não fazer o fair play. “O Levir mandou o Wellington me dar porrada, me machucar, quero ver ele assumir. […] Ele mandou: ‘Na primeira bola, dá uma parrada, uma pancada nele’”. Do outro lado, o técnico Levir Culpi falou sobre o assunto depois da partida em coletiva, afirmando que Carlos Alberto mentiu e que havia pedido para Wellington fazer o fair play. “É mentira, e a mentira é uma das piores coisas do ser humano. Pedi para Wellington jogar a bola para fora, para devolver o fair play que o Carlos Alberto estava exigindo”, afirmou Levir. No fim, ambos defenderam suas opiniões e nada ficou muito claro.

A última polêmica que o meio-campista se envolveu foi no último domingo (11), desta vez com seus próprios companheiros. Depois da derrota fora de casa por 3×1 para o São Paulo, Carlos Alberto falou com a imprensa, lembrando que jogou fora da sua função devido o desfalque de Rafael Moura e reclamou da falta de comprometimento dos seus companheiros, afirmando que alguns ficaram devendo durante a partida. “O Rafael Moura faz muita falta, mas em um grupo outros jogadores têm que suprir. Eu fui deslocado da minha função para jogar como centroavante, mas não consegui receber a bola. […] Mas os jogadores em campo sabem quando ficam devendo, tem que pelo menos lutar mais”. Ao ser perguntado sobre que estaria devendo, o meio-campista apenas falou que cobra isso dentro do vestiário. “Quando um jogador fica devendo, eu cobro no vestiário, não exponho ninguém”, afirmou Carlos Alberto. Essa declaração pode ter gerado um mal estar dentro do elenco catarinense, facilitando a decisão da diretoria de desligar Carlos Alberto.

Boas Apostas!