Tal e qual como acontece nas “Américas”, em África também se vai disputar a prova de seleções mais importante do continente a partir de junho. O Egito vai receber a edição 32 da competição que contará com 24 times a concurso.

CANA disputa da Copa das Nações Africanas 2019 estava previamente agendada para os Camarões, nação vencedora da última edição do troféu, mas o incumprimento das normas impostas pela Confederação levou a competição para o Egito. Essa edição da prova vai contar com mais seleções que o habitual (24), divididas em seis grupos de quatro equipas cada. De resto, Cairo, Alexandria, Ismaília e Suez serão as quatro cidades-sede da competição.

Para efeitos de definição dos potes do sorteio, foi considerado o ranking da FIFA publicado a 4 de abril de 2019. Seis equipas integraram o pote 1: Egito, Camarões, Senegal, Tunísia, Marrocos e Nigéria. Já no quatro e último pote ficaram os times teoricamente mais fracos – Zimbabwe, Namíbia, Guiné-Bissau, Angola, Tanzânia e Burundi.

Após os grupos, serão disputadas as oitavas da competição. Além dos dois primeiros colocados de cada um dos grupos, se apurarão para as eliminatórias os quatro melhores terceiros de cada uma das chaves. O primeiro critério de desempate em caso de igualdade pontual é a diferença entre gols marcados e sofridos. Caso esse critério não seja suficiente, o seguinte diz respeito à quantidade de gols apontados. Por fim, se o desempate persistir – e essa situação já se verificou em uma CAN recente – há lugar à realização de um sorteio para definir quem segue para a próxima fase.

O primeiro desafio da CAN 2019 se realizará entre o anfitrião Egito e o Zimbabwe, a partir das 17h00 – horário de Brasília.

Grupo A

Zimbabwe
Uganda
República Democrática do Congo
Egito

 

Grupo B

Nigéria
Madagáscar
Guiné (Conacri)
Burundi

 

Grupo C

Tanzânia
Senegal
Quénia
Argélia

 

Grupo D 

África do Sul
Namíbia
Marrocos
Costa do Marfim

 

Grupo E 

Tunísia
Mauritãnia
Mali
Angola

 

Grupo F

Guiné-Bissau
Gana
Camarões
Benim

 

Boas apostas!