Já se encontram definidas as 24 seleções que vão participar da fase final da Copa das Nações Africanas 2019, prova cuja disputa estava inicialmente agendada para os Camarões mas se jogará no Egito no meses de junho e julho desse ano. Três nações vão se estrear na competição de seleções mais importante do continente africano – Mauritânia, Madagáscar e Burundi.

CANAs contas relativas ao apuramento para a Copa das Nações Africanas 2019 ficaram sentenciadas nesse domingo (24). 24 seleções se apuraram a partir dos 12 grupos de apuramento, cada um deles com quatro times. Antes dessa data FIFA, 11 times já tinham presença na fase final da competição assegurada, aos quais se juntaram mais 13. Para lá das confirmações de apuramento por parte de algumas das seleções habituais, merecem destaque as classificação de Mauritânia, Madagáscar e Burundi, três seleções que vão participar de uma Copa das Nações Africana pela primeira vez.

Madagáscar

Estreante absoluta em fases finais da Copa das Nações Africanas, a seleção de Madagáscar foi uma das primeiras a se garantir na fase final da competição, na reta final de 2018. Nessa data FIFA, o time eleito pelo francês Nicolas Dupuis até foi ao terreno do líder Senegal perder por dois a zero, uma vez que o apuramento no segundo lugar do grupo A já se encontrava assegurado graças aos dez pontos somados nos cinco desafios anteriores. Um dado que deve ser tido em consideração na campanha do time de Madagáscar é o fato de ter sido a única seleção a se apurar que antes dos grupos disputou a ronda preliminar, se superiorizando no conjunto das duas mãos a São Tomé e Príncipe (0-1; 2-3).

Burundi

A seleção do Burundi se apurou a partir do grupo C juntamente com o Mali. A nação do leste de África precisava pontuar na derradeira rodada do grupo C para carimbar o passaporte para a próxima etapa, enquanto o Gabão, adversário direto no encontro decisivo disputado em Bujumbura, precisava conquistar os três pontos. Cédric Amissi deu vantagem ao Burundi a um quarto de hora do fim e os gaboneses ainda empataram beneficiando de um gol contra, mas os donos da casa fariam festa, contrastando com o sentimento da seleção cuja principal figura é Pierre-Emerick Aubameyang, jogador do Arsenal.

Mauritânia

A Mauritânia também se vai fazer representar pela primeira vez na fase de grupos da Copa das Nações Africanas e sua seleção esteve bem perto de vencer o grupo I de apuramento, uma vez que terminou no segundo posto com os mesmos 12 pontos que a seleção de Angola, nação que confirmou o apuramento e o primeiro lugar na derradeira rodada ao vencer por um a zero no Botswana. Em seis jogos, a Mauritânia só perdeu duas vezes, uma na visita a Angola (4-1) e outra nesta derradeira rodada, frente ao Burkina Faso (1-0). Caso a seleção de Angola não tivesse ganho no Botswana, teriam seguido em frente Burkina Faso e Mauritânia.

Eis as 24 seleções que vão marcar presença na Copa das Nações Africanas 2019: Senegal, Madagáscar, Marrocos, Camarões, Mali, Burundi, Argélia, Benim, Nigéria, África do Sul, Gana, Quénia, Zimbabwé, Mauritânia, Tunísia, Egito, Guiné-Bissau, Namíbia, Uganda e Tanzânia.

Boas apostas!