Esta disputa da Supercopa da Alemanha colocou dois arquirrivais que já estão acostumados a decidir títulos, só da Supercopa da Alemanha, esta foi a quinta vez que os times se enfrentaram. A Supercopa da Alemanha é decidida em partida única e coloca de frente o Campeão da Bundesliga e o Campeão da Copa da Alemanha da última temporada, como o Bayern venceu as duas competições e o Borussia foi vice em ambas, a DFB (Federação Alemã de Futebol) decidiu que Bayern e Borussia se enfrentariam para disputar a Supercopa da Alemanha.

Escudos dos finalistas Bayern de Munique e Borussia Dortmund com a taça da Supercopa da Alemanha ao centro.

Escudos dos finalistas Bayern de Munique e Borussia Dortmund com a taça da Supercopa da Alemanha ao centro.

Este jogo abriu oficialmente a temporada do futebol alemão, Bayern de Munique e Borussia Dortmund se enfrentaram no domingo (14) no estádio Signal Iduna Park as 15:30h (Brasília) em Dortmund. O estádio ficou tomado com mais de 81 mil torcedores do Borussia, que esperavam ver seu time levantar o caneco. O Borussia Dortmund levava vantagem em dois quesitos sobre o Bayern, nas outras quatro vezes em que os times decidiram a Supercopa da Alemanha, o Borussia tinha vencido três, enquanto o Bayern tinha vencido apenas uma. Outra vantagem era o número total de conquistas da Supercopa, seis conquistas do Borussia, contra cinco do Bayern. O Bayern de Munique acabou vencendo o confronto por 0x2 e conquistou seu sexto título da Supercopa se igualando ao Borussia, tornando-se os maiores vencedores da Supercopa da Alemanha, em seguida está o Werder Bremen, com cinco conquistas, todos os outros seis clubes que conquistaram a taça, a conquistaram somente uma única vez.

O jogo

Arturo Vidal, autor do primeiro gol da partida.

Arturo Vidal, autor do primeiro gol da partida.

O jogo que decidiu o título da Supercopa da Alemanha foi disputado em partida única e em caso de empate iria direto para os pênaltis. Este jogo teve alguns fatores interessantes de se destacar, foi a primeira partida sob o comando do novo técnico Carlo Ancelotti  à frente dos Bávaros (Bayern de Munique), Ancelotti substituiu o técnico Pep Guardiola que deixou o Bayern de Munique para comandar o clube inglês Manchester City. Outro destaque ficou por conta do zagueiro Mats Hummels, que jogava pelo Borussia Dortmund e mudou para o Borussia Dortmund, fazendo sua estreia justamente neste confronto. Outra observação importante para este confronto, foi as ausências de importantes jogadores duas equipes. O Bayern não teve Douglas Costa, Boateng, Robben, Badstuber e Renato Sanches, enquanto o Borussia jogou sem Marco Reus, Subotic, Sahin, Ginter, Bender e Durm. O atacante Mario Gotze que era do Borussia Dortmund e foi para o Bayern, mas que agora voltou novamente para o Borussia, foi relacionado na convocação da partida, porém ficou no banco de reservas e não participou da partida.

O jogo que se tivesse terminado empatado iria direto para os pênaltis, acabou terminando no tempo normal, pois o Bayern de Munique acabou vencendo por 0x2, com gols de Arturo Vidal aos 12 minutos do segundo tempo e por Thomas Muller aos 33 minutos do segundo tempo. O que vimos foi um primeiro tempo onde o Borussia Dortmund dominou o jogo e teve algumas chances de abrir o placar, o que não ocorreu graças a boas defesas do goleiro Manuel Neuer. No segundo tempo o Bayern de Munique voltou diferente e logo aos 13 minutos abriu o placar em um contra-ataque rápido onde Ribery fez um bom cruzamento da esquerda, Muller deixou passar e Arturo Vidal chutou forte, o goleiro do Borussia espalmou para o meio, o próprio Arturo Vidal aproveitou o rebote para marcar o primeiro dos Bávaros. Com o gol sofrido, o Borussia não conseguiu esboçar uma reação e aos 33 minutos levou o segundo gol. Em escanteio cobrado pela direita, Mats Hummels, ex-Borussia, cabeceou em direção ao gol e o atacante Thomas Muller finalizou para dentro do gol.

Próximos compromissos

Campeão e vice-campeão a parte, a temporada do futebol alemão está apenas começando. Os times seguirão com seus compromissos que já começam para o Bayern na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Carl Zeiss Jena, no Ernst-Abbe-Sportfeld, pela Copa da Alemanha. O vice-campeão da Supercopa da Alemanha Borussia Dortmund entra em campo pela Copa da Alemanha somente na segunda-feira 22 de agosto, diante do Eintracht Trier, no Moselstadion.

As duas equipes voltam a campo na estreia da Bundesliga ainda neste mês de agosto. O Bayern de Munique recebe o Werder Bremen no dia próximo dia 26 e o o Borussia Dortmund recebe o Mainz 05, no Signal Iduna Park no dia 27, grandes emoções estão reservadas para esta temporada da Bundesliga que estará apenas começando.

Boas Apostas!