O Bayern de Munique celebrou o heptacampeonato alemão na derradeira jornada da Bundesliga 2018/19, superiorizando-se ao Borussia Dortmund por dois pontos de diferença. Saiba quem se apurou para que provas europeias e quais as equipas condenadas a disputar a 2. Bundesliga na próxima época.

Foto: "Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images"

Foto: “Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images”

A época começou mal para o Bayern de Munique treinado por Niko Kovac, em contra ponto com o Borussia Dortmund treinado por Lucien Favre, mas a equipa Bávara viria a conquistar o sétimo campeonato consecutivo, corolário de uma luta a dois que durou até à derradeira jornada. Ao Borussia Dortmund resta contentar-se com o segundo lugar e consequente acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, objetivo que foi alcançado por outras duas equipas – o terceiro colocado RB Leipzig e o Bayer Leverkusen que terminou na quarta posição da tabela classificativa.

Bayern, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Bayer Leverkusen vão ser os representantes germânicos na principal prova de clubes do continente europeu, sendo que só os dois primeiros repetem a presença após também terem entrado na “rota milionária” em 2018/19.

Liga Europa

Na fase de grupos da Liga Europa vão estar Borussia Monchengladbach e Wolfsburg. Uma época depois de não ter disputado nenhuma competição europeia, o Gladbach regressa à cena continental graças ao 5º lugar alcançado. Novidade maior é a presença do Wolfsburg, emblema que nas últimas duas temporadas se tinha visto obrigado a disputar o “play-off” de descida/subida, sempre com sucesso, e terminou a Bundesliga 2018/19 num honroso sexto lugar, superando o Eintracht Frankfurt “ao sprint”. As águias vermelhas de Frankfurt, semifinalistas da atual edição com queda nos penaltys às mãos do Chelsea, estão obrigadas a disputar a prova desde a segunda fase preliminar.

Descida

Uma época depois de ter regressado ao “convívio entre os grandes”, o Nuremberga não teve capacidade suficiente para dar continuidade ao seu percurso no escalão máximo e terminou no último lugar da tabela da Bundesliga, caindo para o segundo escalão acompanhado pelo Hannover 96, equipa que também nunca demonstrou argumentos suficientes para se manter. Colónia e Paderborn, os dois primeiros da 2. Bundesliga, vão ocupar as vagas.

Para que o quadro competitivo da Bundesliga 2019/20 fique completo, falta apenas apurar um último concorrente. O Stuttgart terminou na antepenúltima posição da Bundesliga e vai medir forças com o Union Berlin, terceiro do segundo escalão, no já tradicional “play-off” de relegação/subida dos campeonatos alemães.Os dois encontros estão marcados para 23 e 27 deste mês.

No próximo sábado (25), nota para a realização da final da Copa que vai opôr o campeão Bayern de Munique ao terceiro colocado da Bundesliga RB Leipzig.

Boas apostas!