Na Inglaterra, a semana fica marcada pela realização da rodada 28 da Premier League. Liverpool e Manchester City, os dois grandes candidatos à conquista do título, entram hoje em campo.

Liverpool – Watford

LiverpoolO empate em Old Trafford permitiu ao Liverpool ascender à liderança da pauta classificativa com mais um ponto que o Manchester City, mas os torcedores dos “Reds” não têm grandes motivos para celebração. O time comandado por Jurgen Klopp não tem estado ao seu melhor nível e prova disso é o facto de ter vencido apenas um dos últimos quatro encontros que disputou, desperdiçando seis pontos em jogos da Premier League nessa sequência. Em termos defensivos, o Liverpool tem mantido a consistência e feito jus ao estatuto de zaga menos vazada da Premier League (15 gols), tanto que não concedeu nas últimas três partidas, mas o reverso da medalha surge no processo ofensivo. Se, até aqui, fazer gols não era um problema para esse Liverpool, a verdade é que as últimas partidas têm demonstrado o contrário, uma vez que o time comandado pelo germânico Klopp tem até apresentado dificuldades para criar chances de gol, algo que ficou em evidência nas partidas diante do Bayern de Munique e do Manchester United. O jogo de Old Trafford ficou marcado por quatro lesões, três do lado do United e uma do lado do Liverpool, com Roberto Firmino a abandonar o gramado logo à meia hora de jogo para ceder seu lugar a Daniel Sturridge. A ausência de um goleador como Firmino é sempre de lamentar, mas custa a crer que o Liverpool não quebre a “malapata” nessa quarta-feira, ante o Watford, mesmo considerando que os “Hornets” não sofreram gols em três dos últimos cinco encontros que disputaram. No primeiro turno, os “Reds” venceram no Vicarage Road por três a zero. Dejan Lovren segue de fora e a tendência é que Matip se mantenha ao lado de van Dijk no eixo da zaga.

Há 34 jogos que o Liverpool não perde em casa para a Premier League e, pese embora a estatística recente, certo é que o time de Anfield fez pelo menos três gols em cinco dos últimos seis desafios disputados no seu terreno. Do lado do Watford, é interessante verificar que só os times do “top 5” fizeram mais gols a jogar fora de portas nessa temporada de Premier League.

Manchester City – West Ham

Galvanizado pela conquista da Copa da Liga na decisão através da marcação de pênaltis frente ao Chelsea, o Manchester City retorna essa quarta-feira à ação para a Premier League. Agora a um ponto de distância da liderança depois de ter visto o rival Liverpool acertar calendário, os “Citizens” se apresentarão com algumas alterações no onze, sem que isso altere o estatuto de favoritos absolutos à conquista dos três pontos nessa partida. Pep Guardiola tem várias ausências a lamentar sobretudo na zaga e deverá alinhar com um quarteto composto por Walker, Kompany, Otamendi e Zinchenko. No meio, Danilo poderá surgir no lugar de Fernandinho, ao passo que a novidade na frente de ataque deverá dar pelo nome de Mahrez.

O West Ham complicou a vida ao candidato Liverpool há duas semanas atrás, mas o encontro foi disputado no Olímpico de Londres. Os “Hammers” querem tentar tirar partido do desgaste acumulado pelo City nos 120 minutos da final da Copa da Liga, mas sabem que precisam de uma grande performance para travar o campeão em título. De resto, o West Ham tem sido uma das principais vítimas do Manchester City, dado que perdeu os últimos seis encontros com os “Sky Blues” e consentiu um total de 24 golos nesse ciclo. O City venceu 14 dos últimos 15 jogos em casa para a Premier League e não quer “deslizar” na receção a um time comandado pelo chileno Manuel Pellegrini, técnico com passagem anterior pelo Etihad.

Destaque ainda para o “derby” londrino entre Chelsea e Tottenham. Os “Blues” encaram o rival após a derrota na final da Copa da Liga, enquanto os “Spurs” também passaram por um dissabor na visita a Burnley que os atrasou na corrida pelo título.

Restantes jogos do dia

Southampton – Fulham – 17h45*
Arsenal – Bournemouth – 17h45
Chelsea – Tottenham – 18h00
Liverpool – Watford – 18h00
Crystal Palace – Manchester United – 18h00

*horário de Brasília