Mesmo sofrendo um 7×1 em uma Copa do Mundo realizada no seu próprio território, o Brasil continua sendo uma referência no futebol mundial, revelando vários craques e exportando eles para grandes clubes do mundo todo. Porém, vários desses jogadores saem do futebol brasileiro como atletas desconhecidos e vão para outros países em busca de sucesso na profissão. A maioria desses jogadores consegue dar sequência em sua carreira nos clubes de fora, porém poucos conseguem se sobressair entre outros jogadores estrangeiros e tornar-se conhecidos em seu próprio país e no mundo. Abaixo apresentaremos alguns brasileiros que tiveram um grande sucesso fora do Brasil.

Brasileiros no exterior

Diego Costa, Hulk e Pepe.

Diego Costa, Hulk e Pepe.

Diego Costa – O jogador nasceu em Lagarto (Sergipe) e começou sua carreira no futebol aos 16 anos em um pequeno clube de São Paulo, o Barcelona Esportivo Capela. Em 2006, Diego foi comprado pelo Braga, que o emprestou ao clube português Penafiel. Em 2007, o brasileiro foi transferido ao Atlético de Madrid, onde foi emprestado novamente para o Braga e a outros clubes espanhóis até voltar ao Atlético de Madrid em 2010. Em 2014, Diego foi para o Chelsea, onde conquistou o Campeonato Inglês na temporada 2014/15. Tratando-se de seleção, Diego Costa chegou a jogar pela seleção brasileira em março de 2013 em dois amistosos, mas em julho do mesmo ano recebeu a cidadania espanhola e desde então defendeu apenas a seleção espanhola, como na Copa do Mundo de 2014, em que participou de duas partidas na fase de grupos, porém, não pôde dar sequência devido a uma lesão.

Hulk – Revelado pelo clube baiano Vitória em 2004, Hulk foi emprestado ao clube japonês Kawasaki Frontalo em 2005 e depois de alguns meses foi comprado pelo clube. Em 2006, foi emprestado a mais um clube japonês, Consadole Sapporo e depois foi ao Tokyo Verdy, que ao ver seu bom desempenho comprou o jogador. Saindo do futebol japonês, o brasileiro foi para o Porto em 2008, onde teve um grande sucesso, sendo reconhecido no Brasil e no exterior. Em 2012, Hulk foi para o Zenit, onde conquistou alguns títulos e firmou-se como um dos grandes destaques da equipe russa. Na seleção brasileira, Hulk participou do elenco que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012 e hoje é um dos titulares da seleção principal.

Pepe – Poucos sabem que Képler Laveran Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, nasceu na capital de Alagoas e que foi revelado no Corinthians Alagoano. Aos 18 anos, o jogador foi para o futebol português, jogando pelo Marítimo B e foi para o time principal até 2004. Na sequência, Pepe foi para o Porto, onde teve um bom desempenho e ficou até 2007, depois foi para o Real Madrid. Foi aí que Pepe começou sua carreira de sucesso, pois na equipe espanhola, o brasileiro tornou-se um dos melhores zagueiros da Europa, sendo titular em praticamente todos os jogos do Real. Em 2007, Pepe recebeu a cidadania portuguesa e teve a oportunidade de jogar pela seleção de Portugal, fazendo sua estreia na Eliminatória para o Campeonato Europeu de 2008 e desde então, se firmou na seleção de Portugal.

Amauri Carvalho e Roberto Firmino.

Amauri Carvalho e Roberto Firmino.

Amauri Carvalho de Oliveira – Agora com 35 anos, o brasileiro Amauri nasceu na cidade Carapicuíba, no interior de São Paulo e aos 19 anos começou sua carreira jogando no Santa Catarina, clube da segunda divisão do futebol catarinense. Aos 20 anos, Amauri foi para o Napoli, sendo emprestado ao Bellinzona da Suíça no mesmo ano. E ainda no mesmo ano, o jogador voltou ao Napoli para jogar ao lado do também brasileiro Edmundo. Depois de um tempo no Napoli, Amauri continuou no futebol italiano, jogando em clubes como Palermo, Juventus e Fiorentina. Após tantos anos jogando por clubes italianos, Amauri conseguiu ser naturalizado italiano através de sua esposa, que já vivia na Itália à vários anos e já tinha a cidadania italiana. Com essa naturalização, Amauri tornou-se ítalo-brasileiro e teve a oportunidade de jogar pela seleção italiana em um amistoso contra a Costa do Marfim depois da Copa do Mundo de 2010.

Roberto Firmino – Atualmente, um dos brasileiros com maior destaque no futebol europeu, Roberto Firmino foi revelado pelo Figueirense. Sem ser muito conhecido no Brasil, saiu do país no fim de 2010 para ir ao Hoffenheim, onde teve um bom desempenho, terminando a temporada 2013/14 em quarto lugar da artilharia no Campeonato Alemão. Em 2015, Firmino tornou-se a segunda maior contratação do Liverpool, sendo comprado por R$ 142 milhões. Na temporada de 2015/16, Roberto Firmino terminou como artilheiro da equipe inglesa no Campeonato inglês com dez gols marcados. Tratando-se de seleção brasileira, o jogador fez sua estreia em 2014, quando já tinha se tornado mais conhecido e desde então vem sendo constantemente convocado pelos treinadores da seleção brasileira.

Boas Apostas!